POLÍTICAS DE CULTURA E DIREITOS CULTURAIS NO BRASIL (UMA LEITURA DAS INTERFACES COM O NOVO CONSTITUCIONALISMO E COM O “GIRO DECOLONIAL” NA AMÉRICA LATINA)

Autores

  • Maria Dione Carvalho de Moraes
  • Catarina Nery da Cruz Monte

Palavras-chave:

Políticas Culturais, Direitos Culturais, Novo Constitucionalismo Latino-Americano, Decolonialidade

Resumo

Abordamos o tema das politicas de cultura na relação com os movimentos do novo constitucionalismo latino-americano, e da mirada decolonial na America Latina. O pressuposto é que concepções de Estado-Nação presentes em novos modelos constitucionais latinoamericanos, assim como a visada decolonial, guardam interfaces importantes com as politicas de cultura contemporâneas. Com abordagem metodológica de natureza bibliográfica e documental, os resultados iniciais apontam para a compreensão de que politicas publicas de cultura incorporam estratégias de pensamento e ação com vistas à transformação social e a trazer à tona dimensões da vida social, aparentemente não culturais em um contexto de lutas pelo reconhecimento da diversidade, proteção e garantia de direitos fundamentais, incluindo direitos culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-03

Como Citar

DIONE CARVALHO DE MORAES, M. .; NERY DA CRUZ MONTE, C. . POLÍTICAS DE CULTURA E DIREITOS CULTURAIS NO BRASIL (UMA LEITURA DAS INTERFACES COM O NOVO CONSTITUCIONALISMO E COM O “GIRO DECOLONIAL” NA AMÉRICA LATINA). Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 1–19, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/144. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos