Deleuze-Guattari e o aprendizado através da geofilosofia

Autores

  • Luiz Manoel Lopes Universidade Federal do Cariri

Palavras-chave:

Geofilosofia. Deleuze-Guattari. Povo. Território. Semiárido.

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar as contribuições de Deleuze-Guattari para pensarmos as relações entre povo, terra e território. O motivo desta apresentação incide sobre os aparecimentos de novos modos de convívios entre os povos que habitam as regiões mais assoladas pelas diferenças climáticas e aridez dos territórios.  O artigo tem como preocupação sublinhar que não podemos ensinar filosofia sem ao menos aprendermos a tornar relevantes tais relações, sobretudo enfatizando as soluções produzidas populações que habitam o semiárido brasileiro nestes últimos vinte anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Manoel Lopes, Universidade Federal do Cariri

Professor adjunto de filosofia da Universidade Federal do Cariri- campus Juazeiro do Norte. 

Referências

CONTI, I e SCHROEDER, E. Estratégias de Convivência com o Semiárido Brasileiro: Textos e Artigos de Alunos (as) Participantes/Irio Luiz Conti e Edni Oscar Schroeder (organizadores). Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FAURGS/REDEgenteSAN/Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS/Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID/Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS / Editora IABS, Brasília-DF, Brasil – 2013a.

__________________. Convivência com o Semiárido Brasileiro: Autonomia e Protagonismo Social. Editora IABS, Brasília-DF, Brasil – 2013b.

DELEUZE, G. Crítica e Clínica. Tradução de Peter Pal Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DELEUZE, G. Lógica do Sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2000.

DELEUZE, G e GUATTARI, F. Mil Platôs. 2 ed. tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora34, 1996. v.1.

DELEUZE, G e GUATTARI, F. Mil Platôs. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora34, 1995. v.2.

DELEUZE, G e GUATTARI, F. Mil Platôs. Tradução de Aurélio Guerra Neto et alii. São Paulo: Editora34, 1996. v.3.

DELEUZE, G e GUATTARI, F. Mil Platôs. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Editora34, 1997. v.4.

DELEUZE, G e GUATTARI, F. Mil Platôs. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora34, 1997. v.5.

DELEUZE, G e GUATTARI, F. O que é a Filosofia? Tradução Bento Prado Junior e Alberto Alonso Muñoz. 2 ed. São Paulo: Editora34, 1997.

Downloads

Publicado

2021-05-13

Como Citar

Manoel Lopes, L. (2021). Deleuze-Guattari e o aprendizado através da geofilosofia. Revista Poiesis, 18(1), 150–162. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/4201