Gilles Deleuze e uma crítica à ideia de autor

Autores

  • Alex Fabiano Correia Jardim Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Representação. Experimentação. Singularidade. Pensamento

Resumo

Pretendemos apresentar a crítica desenvolvida por Deleuze à ideia de sujeito na literatura de
caráter fenomenológico. Segundo essa perspectiva, influenciada pelo pensamento de Edmund
Husserl, há uma determinação das coisas pelo sujeito, isto é, do sujeito-autor como doador de
sentido ao mundo. Neste caso, a obra, a escrita, é um efeito e produto de uma intencionalidade
que a constitui. Contrariamente, para Deleuze, a criação literária não é uma representação ou
efeito de um ato noético carregado de significados e designações; se assim o for, teríamos
uma dependência da obra ao autor e a sua consciência constituinte, como se fosse uma gênese
originária, uma essência. Para Deleuze, tanto a leitura como a escrita causam uma violência,
conduzindo os participantes do jogo literário a uma percepção estética para um não visível,
para uma crítica à imagem do pensamento, dado que, segundo o próprio Deleuze, por
caminhos diferentes, tanto a filosofia (invenção de conceitos) como a literatura (perceptos e
afetos) tratariam do pensamento como prática e experimentação, jamais como representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Correia Jardim, A. F. . (2020). Gilles Deleuze e uma crítica à ideia de autor. Revista Poiesis, 13(1), 20–41. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/1687

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)