Rock um devir filosofia

A composição para uma experiência do pensamento

Autores

  • Marcos Ribeiro de Santana Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Conceito. Ensino. Filosofia. Pensamento. Rock’n’roll.

Resumo

O presente artigo consiste na possibilidade de pensar o exercício do ensino de filosofia, como uma experimentação filosófica, enquanto uma atividade que perpassa a própria vida, na construção da existência e no modo de intervir nas questões sociais. Umapossibilidade de ensino de filosofia elaborada dentro de uma dimensão transversal, estabelecendo uma relação de conexão entre filosofia e música. Duas atividades que se completam e se potencializam para ativar a produção de novos pensamentos. Abordagem que transitará pela construção filosófica de Deleuze e Guattari, que constitui a filosofia como a arte de criar conceitos, provocados a partir do enfrentamento dos problemas. Perspectiva filosófica em conexão com a música, especificamente o rock’n’roll, na busca de ressoar toda a potência de tocar nas questões sociais e existenciais, que esse gênero musical é capaz.  Visto que, o rock tem a capacidade de compor um estilo próprio de vida, mantendo uma atitude crítica e criativa frente à sociedade, inventando uma maneira de existir e de se expressar. Trata-sede traçar um mapeamento dos problemas tocados pelo rock, dentro da ótica filosófica, para encontrar possíveis saídas, por meio da criaçãode conceitos. O objetivo é potencializar nos estudantes uma experiência filosófica, que ative a criação de pensamentos singulares. Uma maneira de despertar neles a capacidade de criar uma visão própria de si e do mundo. Um ensino de filosofia como algo próximo da realidade deles, que surge da experimentação do mundo e da vida. Algo possibilitado pelo encontro entre o pensamento filosófico e a música, para construir uma postura crítica e criativa diante da própria existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Ribeiro de Santana, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando no programa de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sob a orientação do Prof. Dr. Silvio Gallo.

Referências

BERAS, Cesar e SAUSEN, Gabriel F. (Orgs). Sociologia do Rock. Jundiaí: Paco Editorial: 2015.

CHACON, Paulo. O que é rock. São Paulo: Nova Cultural/Brasiliense, 1985.

DAPIEVE, Arthur. Brock: o rock brasileiro dos anos 80. Rio de Janeiro: Editora 34,1995.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2.ed. trad. Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

_______________ . Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013.

_______________. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix, O que é filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto A. Munoz. São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.

FLANAGAN, Bill. Dentro do Rock: o que eles pensam e como criaram suas músicas. Trad. Márcia Serra. São Paulo: Editora Marco Zero, 1986.

FRIEDLANDER. Paul. Rock, and Roll: Uma História Social. Rio de Janeiro: Record, 2012

GALLO, Sílvio. Filosofia a Vista. Revista Educação, Editora Segmento, 2006, Ano X nº 116.

LA SALVIA, André Luis. Problemas de uma pedagogia do conceito: pensando um ensino de filosofia. Ed. Autoral: Rio de Janeiro, 2016.

LEIVAS, Antero. Almanaque do Rock e Filosofia: Ídolos que fizeram história: São Paulo: Discovery, 2013.

LINS, Daniel. Bob Dylan: a liberdade que canta. Goiânia: Edições Ricochete, 2017.

MÉTIVIER, Francis. Rock’n Philo.Paris: Editions J’ai lu, 2015.

MUGNAINI, Ayrton. Breve História do Rock. São Paulo: Editora Claridade, 2007.

NANCY, Jean-Luc. Posfácio: A cena mundial do rock. In: LINS, Daniel. Bob Dylan: a liberdade que canta. Goiânia: Edições Ricochete, 2017.

SCHÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

Downloads

Publicado

2021-05-13

Como Citar

Ribeiro de Santana, M. (2021). Rock um devir filosofia: A composição para uma experiência do pensamento. Revista Poiesis, 18(1), 51–70. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/4194

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Filosofia