Linguagem digital e produção de conteúdo

Criando espaços para a escrita autoral no ensino médio

Autores

  • Roseli Rodrigues de Araujo Santos Rede estadual de ensino de Minas Gerais
  • Péricles Pereira de Sousa Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

Linguagem digital. Metodologia de ensino. Produção de conteúdo. Escrita autoral.

Resumo

É fato que a potência das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) contribui muito para o aumento da interação entre os jovens e as pessoas em geral. A linguagem digital utilizada como forma de comunicação, para grande parte dos usuários, não passa de sinais e símbolos ou até mesmo palavras que reproduzem conteúdos já prontos e disponibilizados na internet. Por meio de uma pesquisa realizada na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro em Montes Claros-MG, constatamos que muitos estudantes passam a maior parte do seu tempo conectados à internet em jogos ou redes sociais. Na maioria das vezes eles utilizam esses recursos tecnológicos indiscriminadamente e exploram o ambiente virtual sem refletir sobre o conteúdo ao qual estão expostos. A partir dos resultados dessa pesquisa julgamos necessário adotar uma metodologia de ensino e desenvolver um plano de ação a ser implementado em sala de aula, na tentativa de melhorar a nossa prática pedagógica. Com isso desenvolvemos um Projeto Educacional de Intervenção (PEI) com o objetivo de promover e incentivar a escrita autoral por parte dos estudantes nas aulas de filosofia. Trata-se da criação de uma Revista de Filosofia - Novas Ideias, para o Ensino Médio, que tem como finalidade a publicação e compartilhamento de conteúdo produzidos pelos estudantes secundaristas da nossa escola. Nesse sentido, ao utilizarmos as novas tecnologias como ferramentas no sistema educativo, estamos fazendo uso de um instrumento que tem uma grande potencialidade e que pode contribuir com a formação desses jovens, desenvolvendo também a criatividade e a percepção deles sobre a realidade. Enfim, é um modo de reinterpretar, reissignificar e melhor se apropriar desses novos recursos.

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Biografia do Autor

Roseli Rodrigues de Araujo Santos, Rede estadual de ensino de Minas Gerais

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná/Prof.Filo/Núcleo Unimontes; professora da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

Péricles Pereira de Sousa, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar; Professor do departamento de filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes e do Mestrado Profissional em Filosofia/Prof.Filo/Unimontes.

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Publicado

2021-05-13

Como Citar

Rodrigues de Araujo Santos, R., & Pereira de Sousa, P. (2021). Linguagem digital e produção de conteúdo: Criando espaços para a escrita autoral no ensino médio. Revista Poiesis, 18(1), 32–50. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/4190

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Filosofia