A INTERCULTURALIDADE COMO CATEGORIA DE ANÁLISE PARA SE PENSAR O ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Beatriz de Oliveira Pinheiro PUC Minas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre a terceira unidade da disciplina Tópicos Especiais de Ciências da Religião: Tradições Religiosas Afro-brasileiras — Tradições religiosas afro-brasileiras, a Escola e o Ensino Religioso (ER) — ministrada pelas professoras Ângela Cristina Borges e Giseli do Prado Siqueira. Para isso, apresentaremos, em um primeiro momento, a noção de interculturalidade e sua relação com o reconhecimento e afirmação da diferença, bem como sua importância ética nas sociedades que buscam pela anulação daquilo que foge da norma, isto é, a interculturalidade como possibilidade de se partir das diferenças na produção de modelos éticos. Em seguida, falaremos sobre o Ensino Religioso no Brasil a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a responsabilidade dos educadores frente aos objetivos do componente curricular junto das competências estipuladas pela BNCC. Dessa forma, nos voltaremos para o papel político do professor, uma vez que fazer despertar nas alunas e alunos o interesse de busca por conhecimento e produção de projeto de vida, assim como a compreensão da diferença ética e religiosa a partir de uma perspectiva plural, não reducionista, fica a cargo dos educadores que assumem também a postura de discentes no processo educativo. Então, retomaremos a noção de interculturalidade como categoria essencial para se pensar um ER descolonial. A metodologia utilizada será a análise textual dos principais artigos que contam com a autoria das professoras mencionadas: “Entender o passado e falar do presente: aportes a um Ensino Religioso descolonizador e pós-colonial”; “O Ensino Religioso, a relação educador-educando e a Base Nacional Comum Curricular-BNCC e Currículo Referência de Minas Gerais – CRMG” e “Ensino Religioso na escola pública brasileira e a questão da laicidade”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz de Oliveira Pinheiro, PUC Minas

Bacharela em Filosofia, mestranda em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Referências

BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira; BORGES, Cristina. Entender o passado e falar do presente: aportes a um Ensino Religioso descolonizador e pós-colonial. NUMEN, Juiz de Fora, v. 23, n. 2, p. 21-38, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/31887 Acesso em: 12/11/21.

BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira. Ciências da Religião e Ensino Religioso: o desafio histórico da formação docente de uma área de conhecimento. REVER, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 107-125, dez. 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/26189 Acesso em: 12/11/21.

BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira; SIQUEIRA, Giseli do Prado. Ensino Religioso na escola pública brasileira e a questão da laicidade. HORIZONTE, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 33-60, jan./abr. 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/23832 Acesso em: 12/11/21.

BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira; SIQUEIRA, Giseli do Prado. O Ensino Religioso, a relação educador-educando e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais – CRMG. REVISTA PISTIS & PRAXIS: Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 497-522, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/pistispraxis/article/view/27879 Acesso em: 12/11/21.

BRECHT, Bertolt. Perguntas de um operário letrado: poemas e canções. Coimbra: Almedina, 1975.

DUSSEL, Enrique. Ética da Libertação na idade da globalização e da exclusão. 3. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

DUSSEL, Enrique. La pedagogia latinoamericana. Bogotá: Nueva America, 1980.

DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. REVISTA SOCIEDADE E ESTADO, v. 31, n. 1, p. 51-73, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6079 Acesso em: 12/11/21.

FORNET-BETANCOURT, Raúl. Elementos para una crítica intercultural de la ciencia hegemónica. Aachen: Grupo Editorial Mainz, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/Projetos globais: Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

de Oliveira Pinheiro, B. (2021). A INTERCULTURALIDADE COMO CATEGORIA DE ANÁLISE PARA SE PENSAR O ENSINO RELIGIOSO. Revista Poiesis, 21(2), 1–11. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/4799

Edição

Seção

Artigos