RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: CONHECENDO O CAMPO

Autores

  • Guaraci Maximiano dos Santos PUC Minas

Resumo

Diante da realidade de racismo étnico e epistêmico em nossa sociedade e a negação desta por parte do sistema pedagógico brasileiro, este artigo visa uma reflexão e/ou provocação acerca da necessidade da instituição não só legal, mas também, na prática de novas disposições, atitudes, dos profissionais de ensino que colaborem para que o ato pedagógico seja um efetivo instrumento de promoção da alteridade dos povos negros, suas culturas e sapiências religiosas e não. Em virtude disso, apresenta as religiões afro-brasileiras Candomblé e Umbanda, por meio de suas contextualizações sociais, abordando algumas de suas ritualísticas de culto e princípios, por exemplo, a iniciação, a hierarquia e algumas práticas cotidianas. Ademais, aborda a Lei 10.639/03, seus princípios e diretrizes, assim como a Lei 11.645/08, PCN (1997), PCNEM (2006) e a Resolução CNE/CP, a fim de viabilizar uma reflexão acerca de aplicação no campo do Ensino Fundamental e Médio, em nosso país. Por fim, a interculturalidade, seu conceito e importância para a construção de um campo educativo decolonial. Trabalho que teve como metodologia a pesquisa bibliográfica e a iconografia concomitante, assim, uma articulação que possibilitou reflexões acerca da referida temática, feita no intuito não só informativo, mas também afirmativo sobre a importância dos saberes da história e culturas africanas no Ensino Fundamental e Médio, ressaltando a importância da efetivação das legislações educacionais vigentes sobre o tema. Em suma, este percurso nos permitiu posicionamento afirmativo do quão é necessário e urgente assumirmos eticamente a luta antirracista, também, por meio da promoção de um sistema educacional decolonial e intercultural para nosso país.

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Biografia do Autor

Guaraci Maximiano dos Santos, PUC Minas

Doutorando e mestre e em Ciências da Religião pelo PPG-CR da PUC Minas / Bolsista FAPEMIG. Sacerdote afro-brasileiro. Formação em Psicologia, especialista em Direito Público e em Psicanálise e Direito. Coordenador da Comisão de Orientação em Psicologia, Laicidade, Espiritualidade, Religião e Outros saberes Tradicionais (CLEROT) no Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-Minas).

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Maximiano dos Santos, G. (2021). RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: CONHECENDO O CAMPO. Revista Poiesis, 21(2), 1–20. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/4798

Edição

Seção

Artigos