Princípios de integração de valores culturais ao currículo e a organização dos conteúdos em livros didáticos de Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.24116/emd25266136v1n12017a04

Resumo

Apresentamos recorte de uma investigação em que analisamos o currículo de Matemática apresentado para a Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de análise documental a partir da análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática destinados à EJA. Nesse recorte, pautamos nos elementos que os livros apresentam referentes aos pr incípios sobre os quais os currículos deveriam ser concebidos de modo a propiciar aos estudantes uma integração de valores culturais matemáticos baseando se nas ideias da enculturação matemática e nos modos em que são apresentados a organização dos conteúd os, seja linear ou em rede. As reflexões nos mostram que os livros investigados apresentam, em algumas abordagens, elementos que favorecem a integração de valores culturais na Matemática. Observamos, também, uma tendência em organizar os conteúdos matemáti cos de maneira a estimular uma articulação entre os temas.

Palavras-chave: Livro didático. Integração de valores culturais no currículo. Organização curricular. Currículos de Matemática.

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Referências

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Publicado

01-04-2017

Como Citar

LIMA, K.; JANUARIO, G. Princípios de integração de valores culturais ao currículo e a organização dos conteúdos em livros didáticos de Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 76–98, 2017. DOI: 10.24116/emd25266136v1n12017a04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/22. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

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Artigos