Dossiês 2020

22-01-2020

Autores, Leitores e Colaboradores

Além dos artigos de demanda regular, o volume 4, de 2020, será composto de dois dossiês, conforme segue.

 

Dossiê – Modelagem Matemática e Resolução de Problemas

As pesquisas em Modelagem Matemática e em Resolução de Problemas em diversos âmbitos têm revelado importantes resultados para o ensino e a aprendizagem matemática em diferentes ambientes, escolares e não escolares. Nessas duas áreas de pesquisa da Educação Matemática há uma rica diversidade de referenciais teóricos, procedimentos metodológicos e concepções sobre aprendizagem. Nesse contexto, o presente dossiê pretende publicar pesquisas que tenham tido como temáticas de investigação a Modelagem Matemática em variados cenários e a Resolução de Problemas em diversos contextos. Serão avaliados artigos que contemplem somente uma das duas áreas ou que inter-relacionem as duas áreas de pesquisa em questão.

  • Prazo para submissão: 30 de abril de 2020

  • Editor convidado: Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. — Pesquisa de Ponta / Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

  • Contato: kistemann1972@gmail.com

 

Dossiê – Formação de Professores que ensinam Matemática

Nas últimas décadas, a área de investigação sobre formação de professores tem se expandido e notou-se que alguns investigadores vêm aprimorando suas pesquisas, buscando novas metodologias de formação, novas perspectivas de estudos na área, e identificando dificuldades, o público atendido na formação inicial e continuada de professores e as nuances investigativas. Quanto às especificidades da área para o ensino de Matemática, estudos mencionam a necessidade de identificar quais seriam os desafios para a formação do professor que ensina Matemática. Assim, emerge a organização desse dossiê, com o propósito de incentivar o estudo e divulgar os resultados das pesquisas existentes da área. O propósito é o de divulgar as novas perspectivas de investigação, as novas metodologias formativas e estudos teóricos sobre a temática, promovendo assim a disseminação do conhecimento.

  • Prazo para submissão: 30 de junho de 2020

  • Editora convidada: Profa. Dra. Edvonete Souza de Alencar — Faculdade de Educação / Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD)

  • Contato: edvonetealencar@ufgd.edu.br

 

Sobre o trâmite de avaliação das propostas submetidas

Embora os autores possam submeter à apreciação da Educação Matemática Debate quantos artigos desejarem, cada autor só poderá ter um artigo efetivamente publicado no dossiê proposto, seja como autor ou coautor.

Os textos devem ser submetidos diretamente pelos autores na plataforma da EMD, na qual estão também disponíveis as normas para elaboração dos artigos.

No Passo 1 do processo de submissão online, os autores devem escolher a seção corresponde ao dossiê para que o artigo seja encaminhado ao editor convidado, respeitando-se os respectivos prazos, sem possibilidade de prorrogação. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular da revista.

A publicação será pelo sistema rolling pass, que tem como propósito principal a aceleração do processo de comunicação e publicidade do conhecimento produzido, contribuindo, assim, com sua disponibilidade para leitura, reflexão e aprendizagens. Com isso, a publicação dos artigos se dará imediatamente após avaliação, aceite e diagramação.