Quando professores do Ensino Fundamental elaboram situações-problema envolvendo as estruturas multiplicativas: que situações priorizar?

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DOI:

https://doi.org/10.24116/emd.v3n8a02

Resumo

Neste texto, apresentamos um recorte dos dados do projeto de pesquisa intitulado “As estruturas multiplicativas e a formação de professores que ensinam Matemática na Bahia” (PEM). Nele, analisamos as situações-problema elaboradas por professores do Ensino Fundamental, que atuavam como supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para tratar das estruturas multiplicativas, pautamos nossas reflexões na Teoria dos Campos Conceituais. Desenvolvemos uma pesquisa com abordagem qualitativa de cunho descritivo. Os dados foram coletados por meio de questionários e como resultados identificamos que o foco de trabalho desses professores recai nas situações de proporção simples, da classe um para muitos, e com a grandeza do tipo discreta, o que, a nosso ver, delimita a experiência dos alunos com os conceitos de multiplicação e divisão. Esperamos contribuir no sentido de trazer reflexões em relação ao ensino de tais conceitos.

Palavras-chave: Estrutura Multiplicativa. Anos Iniciais. Educação Matemática.

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Publicado

01-05-2019

Como Citar

PEROVANO, A. P. Quando professores do Ensino Fundamental elaboram situações-problema envolvendo as estruturas multiplicativas: que situações priorizar?. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 8, p. 131–144, 2019. DOI: 10.24116/emd.v3n8a02. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/83. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

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Artigos