A produção do conhecimento de grupos de pesquisas brasileiros acerca de atitudes em relação à Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24116/emd25266136v2n52018a01

Palavras-chave:

Psicologia da Educação Matemática, Atitudes, Formação Inicial de Professores

Resumo

O artigo localiza-se no núcleo de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Naviraí (UFMS/CPNV), em que se busca analisar a produção do conhecimento na área de Psicologia da Educação Matemática, especificamente, no campo das “atitudes”. A abordagem metodológica refere-se à pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, do tipo Estado da Arte, junto às bases de dados de dois grupos de pesquisas brasileiros e, portanto, referências no assunto. Os dados coletados mostram ser papel da formação inicial, ao menos em tese, desmitificar as impressões negativas que os estudantes têm em relação à Matemática. Devido à proporcionalidade dos estudos, parece existir uma carência em pesquisas com este descritor (atitudes) na formação inicial de professores, razão pela qual não nos vemos dissociados da temática e defendemos o fortalecimento desta linha de investigação.

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Publicado

01-07-2018

Como Citar

ALMEIDA, C. .; CIRÍACO, K. . A produção do conhecimento de grupos de pesquisas brasileiros acerca de atitudes em relação à Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 2, n. 5, p. 144–170, 2018. DOI: 10.24116/emd25266136v2n52018a01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/66. Acesso em: 28 mar. 2024.

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Artigos