Contribuições do GeoGebra nas dialéticas de uma situação didática para o estudo das Medidas de Tendência Central

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DOI:

https://doi.org/10.24116/emd.v3n9a05

Resumo

Neste artigo, tecemos reflexões acerca das contribuições do GeoGebra nas dialéticas de uma situação didática envolvendo as Medidas de Tendência Central. Oriundo dos resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar as potencialidades do GeoGebra para o estudo das Medidas de Tendência Central, que foram apresentados no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, sob o ponto de vista teórico. o estudo recorreu às dialéticas de açãoformulação e validação e institucionalização, presentes na Teoria das Situações Didáticas. Numa abordagem qualitativa, adotou-se pressupostos da Engenharia Didática para desenvolver, aplicar e analisar a sequência de atividades. Aplicado a alunos egressos do 9º ano do Ensino Fundamental, os resultados do estudo apontaram que na proposta das atividades, nas diferentes dialéticas, as múltiplas representações dos dados no GeoGebra constituíram uma vantagem didática que contribuiu para a compreensão e análise dos dados, contribuindo para o estudo das Medidas de Tendência Central.

Palavras-chave: GeoGebra. Medidas de Tendência Central. Teoria das Situações Didáticas. Engenharia Didática. Múltiplas Representações.

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Publicado

01-09-2019

Como Citar

ARAÚJO, J. .; ABAR, C. Contribuições do GeoGebra nas dialéticas de uma situação didática para o estudo das Medidas de Tendência Central. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 9, p. 282–302, 2019. DOI: 10.24116/emd.v3n9a05. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/92. Acesso em: 20 abr. 2024.

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Artigos