Dos padrões à generalização: como a criatividade é expressa por futuros professores do Brasil e de Portugal?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v9n17a08

Palavras-chave:

Padrões Figurativos, Pensamento Algébrico, Representações, Generalizações, Criatividade

Resumo

O estudo investigou como futuros professores, brasileiros e portugueses, em formação inicial, resolviam problemas de generalização de padrões matemáticos, com ênfase nas múltiplas resoluções e na criatividade. A pesquisa adotou um paradigma qualitativo, exploratório, com foco na caracterização do desempenho dos participantes na resolução de tarefas envolvendo padrões figurativos, assim como nas dimensões da criatividade que emergiram nessas resoluções e nas variações entre os dois contextos. O estudo destaca a importância de integrar a visualização e a exploração de múltiplas representações na formação de futuros professores. Foi possível identificar que o foco na visualização em Portugal promove uma compreensão mais robusta das regularidades e generalizações algébricas e, no Brasil, o uso da notação simbólica favorece o desenvolvimento de habilidades formais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARCAVI, Abraham. The role of visual representations in the learning of Mathematics. Educational Studies in Mathematics, v. 52, n. 3, p. 215-241, 2003. https://doi.org/10.1023/A:1024312321077

BARBOSA, Ana; VALE, Isabel. As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas. Educação e Matemática, n. 166, p. 19-24, 2022.

BARBOSA, Ana; VALE, Isabel. Visualization in pattern generalization: potential and challenges. Journal of the European Teacher Education Network, v. 6, n. 2, p. 23-35, 2015.

BLANTON, Maria; BRIZUELA, Bárbaras M.; STEPHENS, Ana; KNUTH, Eric; ISLER, Isil; GARDINER, Angela Murphy. Implementing a framework for Early Algebra. In: KIERAN, Carolyn (Ed.). Teaching and learning algebraic thinking with 5- to 12-year-olds: the global evolution of an emerging field of research and practice. Springer, 2018, p. 27-49. https://doi.org/10.1007/978-3-319-68351-5_2

BLANTON, Maria; KAPUT, James. Characterizing the nature of algebraic thinking in the early grades: the case of equivalence. In: ROMBERG, Thomas; CARPENTER, Thomas; DREMOCK, Fae (Ed.), Understanding Mathematics and Science Matters. London: Lawrence Erlbaum Associates, 2005, p. 57-70.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BRUNER, Jerome. Toward a theory of instruction. Cambridge: Harvard University Press, 1966.

CAMPOS, Mylena Simões; GUALANDI, Jorge Henrique. A generalização de padrões matemáticos na Educação Básica: uma pesquisa bibliográfica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n.1, p. 226-254, 2024. https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15166

CAMPOS, Mylena Simões; GUALANDI, Jorge Henrique. Os reflexos de uma oficina na mudança das concepções de professores: um estudo no contexto dos materiais manipuláveis. Educação Matemática Debate, v. 4, n. 10, p. 1-22, 2020. https://doi.org/10.46551/emd.e202059

DREYFUS, Tommy. Advanced mathematical thinking processes. In: TALL, David. (Ed.). Advanced Mathematical Thinking. Dordrecht: Springer, 2002, p. 25-41.

ERICKSON, Fredrick. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, Merlin. (Ed). Handbook of research on teaching. Nova York: MacMillan, 1986, p. 119-161.

GUALANDI, Jorge Henrique. Investigações matemáticas com grafos para o Ensino Médio. 2012. 117f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte.

KAPUT, James. Teaching and learning a new Algebra with understanding. North Dartmouth: University of Massachusetts Dartmouth, 2000.

KIERAN, Carolyn. Learning and teaching algebra at the Middle School through college levels: building meaning for symbols and their manipulation. In: LESTER JR., Frank (Ed.). Second handbook of research on Mathematics teaching and learning. Charlotte: Information Age Publishing, 2007, p. 707-762.

LEIKIN, Roza. Exploring mathematical creativity using multiple solution tasks. In: LEIKIN, Roza; BERMAN, Abraham; KOICHU, Boris. (Ed.). Creativity in Mathematics and the Education of gifted students. Rotterdam: Sense Publishers, 2009, p. 129-145.

LEIKIN, Roza; GUBERMAN, Raisa. Creativity and challenge: task complexity as a function of insight and multiplicity of solutions. In: LEIKIN, Roza (Ed.). Mathematical challenges for all. Cham: Springer, 2023, p. 325-342.

MATTESON, Shirley Marie. The effects of multiple representations on students' understanding of rational number concepts. 2006. 325f. Dissertation (Master in Mathematics Education). University of North Carolina. North Carolina.

MIELICKI, Marta; FITZSIMMONS, Charlies; WOODBURY, Lauren; MARSHAL, Hannah; ZHANG, Dake; RIVERA, Ferdinand; THOMPSON, Clarissa. Effects of figural and numerical presentation formats on growing pattern performance. Journal of Numerical Cognition, v. 7, n. 2, p. 125-145, 2021.

NCTM — National Council of Teachers of Mathematics. Principles to actions: ensuring mathematical success for all. Reston: NCTM, 2014.

OECD — Organization for Economic Co-operation and Development. The future of Education and skills. Education 2030. Paris: OECD Publishing, 2018. https://doi.org/10.1787/54ac7020-en

PITTA-PANTAZI, Demetra; SOPHOCLEOUS, Paraskevi; CHRISTOU, Constantinos. Spatial visualizers, object visualizers and verbalizers: Their mathematical creative abilities. ZDM Mathematics Education, v. 45, n. 2, p. 199-213, 2013. https://dx.doi.org/10.1007/s11858-012-0475-1

PORTUGAL. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação. Aprendizagens essenciais de Matemática para o Ensino Básico. Lisboa: ME/DGE, 2021.

PRESMEG, Norma. Visualization in High School Mathematics. For the Learning of Mathematics, n. 6, v. 3, p. 42-46, 1986.

RIVERA, Ferdinand. Teaching and learning patterns in school Mathematics: psychological and pedagogical considerations. Dordrecht: Springer, 2014. https://doi.org/10.1007/978-94-007-2712-0

SILVER, Edward. Fostering creativity through instruction rich in mathematical problem solving and problem posing. ZDM Mathematics Education, v. 29, n. 3, p. 75-80, 1997. http://dx.doi.org/10.1007/s11858-997-0003-x

STACEY, Kaye. Finding and using patterns in linear generalising problems. Educational Studies in Mathematics, v. 20, n. 2, p. 147-164, 1989. https://doi.org/10.1007/BF00579460

STYLIANIDES, Gabriel; SILVER, Edward. Reasoning-and-proving in school Mathematics: the case of pattern identification. In: STYLIANOU, Despina; BLANTON, Maria; KNUTH, Eric. (Ed.). Teaching and learning proof across the grades: a K–16 perspective. Reston: NCTM, 2009, p. 235-249.

TRIPATHI, Preety N. Multiple representations: an important tool for understanding mathematical concepts. The Mathematics Educator, v. 13, n. 8, p. 438-445, 2008. https://doi.org/10.5951/MTMS.13.8.0438

USISKIN, Zalman. Goals of the algebra curriculum: a reaction to Martin’s paper. In: HOUSE, Peggy; COXFORD, Arthur. (Ed.). Connecting mathematics across the curriculum: 1994 yearbook. Reston: NCTM, 1994, p. 162-168.

VALE, Isabel. Das tarefas com padrões visuais à generalização. Atas do XX Seminário de Investigação em Educação Matemática. Viana do Castelo, 2009, p. 35-63.

VALE, Isabel; BARBOSA, Ana. Exploring the creative potential of mathematical tasks in teacher education. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 19, n. 4, p. 1-12, 2024. https://doi.org/10.29333/iejme/15075

VALE, Isabel; BARBOSA, Ana. Pensamento algébrico: contributo da visualização na construção da generalização. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 3, p. 398-418, 2019. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p398-418

VALE, Isabel; BARBOSA, Ana. Visualization: a pathway to mathematical challenging tasks. In: LEIKIN, Roza. (Ed.). Mathematical challenges for all. Cham: Springer, 2023, p. 283-306.

VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa. Raciocinar com padrões figurativos. In: DOMINGOS, António; VALE, Isabel; SARAIVA, Maria; RODRIGUES, Margarida; COSTA, Maria Conceição; FERREIRA, Renata. (Ed.). Investigação em Educação Matemática: raciocínio matemático. Lisboa: SPIEM, 2013, p. 205-222.

VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa; BARBOSA, Ana. The power of seeing in problem solving and creativity: an issue under discussion. In: AMADO, Nélia; CARREIRA, Susana; JONES, Keith. (Ed.). Broadening the scope of research on mathematical problem solving: a focus on technology, creativity and affect. Cham: Springer, 2018, p. 243-272.

VALE, Isabel; PIMENTEL, Tesera (Coord.). Padrões no ensino e aprendizagem da Matemática: propostas curriculares para o Ensino Básico. ESEVC, 2009.

Yin, Robert Kuo-zuir. Case study research: design and methods. 4th ed. Thousand Oaks: Sage, 2009.

ZIMMERMANN, Walter; CUNNINGHAM, Steve (Ed.). Visualization in teaching and learning mathematics. Washington: Mathematical Association of America, 1991.

Arquivos adicionais

Publicado

10-05-2025

Como Citar

BARBOSA, Ana; VALE, Isabel; GUALANDI, Jorge Henrique. Dos padrões à generalização: como a criatividade é expressa por futuros professores do Brasil e de Portugal?. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 9, n. 17, p. 1–23, 2025. DOI: 10.46551/emd.v9n17a08. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/8504. Acesso em: 8 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos