Questões de Estatística e Probabilidade nas provas do ENEM: uma aproximação a erros e dificuldades de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24116/emd.v3n7a05

Resumo

Este trabalho apresenta a identificação e caracterização dos erros e das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Estatística e Probabilidade, relacionados aos distratores das questões da prova do ENEM de 2013 a 2016, os quais foram mais assinalados por estudantes egressos do Ensino Médio, selecionados na primeira chamada do SISU para a UFRN. Como referencial teórico, o estudo está baseado em Radatz (1979), Cury (1988, 1994), dentre outros. O trabalho é de natureza descritiva e explicativa, baseado na metodologia de análises de erros (GIL, 2008; NÚÑEZ e RAMALHO, 2012), como também na análise de desempenho, respaldada pela teoria clássica de análise de itens de Spearman (1913). Os dados das questões foram obtidos dos microdados fornecidos pelo INEP e processados pela Comperve/UFRN. Os resultados evidenciam Estatística e Probabilidade se tratar de um conteúdo com baixo desempenho. Os erros mais frequentes foram: utilizar a multiplicação entre as grandezas, ao invés das combinações, e confundir médias.

Palavras-chave: Estatística. Probabilidade. Erros. Dificuldades de aprendizagem. ENEM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRATE, Raquel Susana; POCHULU, Marcel David.; VARGAS, José Manuel. Errores y dificultades em Matemática: análisis de causas y sugerencias de trabajo. Buenos Aires: Universidad Nacional de Villa María, 2006.

BATANERO, Carmen. Significado y comprensión de las medidas de posición central. UNO, Barcelona, n. 25, p. 41-58, jul. 2000.

BATANERO, Carmen; DÍAZ, Carmen. Aproximación informal al contraste de hipótesis. In: JORNADAS VIRTUALES EN DIDÁCTICA DE LA ESTADÍSTICA, PROBABILIDAD Y COMBINATORIA, 2, Granada, 2015. Actas de las 2ª JVDIESPROYCO: Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria. Granada: Universidad de Granada, 2015, p. 135-144.

BATANERO, Carmen; GODINO, Juan Diaz; NAVARRO-PELAYO, Virginia. Razonamiento combinatorio. Madri: Sintesis, 1996.

BORASI, Raffaella. Alternative perspectives on the educational uses of errors. In: INTERNATIONAL COMMISSION FOR THE STUDY AND IMPROVEMENT OF MATHEMATICS TEACHING, 39, 1987, Sherbrooke, 1987. Proceedings 39º CIEAEM. Sherbrooke (Canadá): CIEAEM, 1987.

BORASI, Raffaella. Using errors as springboards for the learning of mathematics: an introdution. Focus on Learning in Mathematics. v. 7, n. 3-4, p. 1-16, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria INEP n. 109 de 27/05/2009: Estabelece a sistemática para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio no exercício de 2009. Brasília: Diário Oficial da União, n. 100, seção 1, p. 56, 28 maio 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC/SEF, 2018.

BROUSSEAU, Guy. Théorie des situations didactiques. Textes rassemblés et préparés par Nicolas Balacheff, Martin Cooper, Rosamund Sutherland, Virginia Warfield. Grenoble: Editions La Pensée Sauvage, 1998.

CAZORLA, Irene Mauricio. Estatística na formação social do aluno na escola básica brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8, 2004, Recife. Anais do VIII ENEM: Educação Matemática: um compromisso social. Recife: SBEM, 2004. p. 7-16.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Introdução ao conceito de Probabilidade por uma visão frequentista: estudo epistemológico e didático. 1994. 151f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

CUMMING, Geoff. Understanding replication: confidence intervals, p-values, and what's likely to happen next time. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TEACHING STATISTICS, 7, 2006, Salvador. Proceedings of the ICOTS-7. Salvador: International Statistics Institute, 2006, p. 1-6.

CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 1. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CURY, Helena Noronha. Análises de erros em demonstrações de Geometria Plana: um estudo com alunos do 3º grau. 1988. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

CURY, Helena Noronha. As concepções de Matemática dos professores e sua forma de considerar o erro dos alunos. 1994. 277f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

DELMAS, Robert; GARFIELD, Joan; OOMS, Ann; CHANCE, Beth. Assessing students' conceptual understanding after a first course in statistics. Statistics Education Research Journal, v. 6, n. 2, p. 25-58, nov. 2007.

DÍAZ, Carmen; BATANERO, Carmen; WILHELMI, Miguel R. Errores frecuentesen el análisis de dados en Educación y Psicología. Publicaciones, n. 38, p. 9-23, 2008.

DIEBOLD, Francis X.; PAULY, Peter. Structural Change and the combination of forecasts. Journal of Forecasting, v. 6, n. 1, p. 21-40. 1987.

ESTRELLA, Soledad. Comprensión de la media por profesores de educación primaria en formación continua. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 18, n. 1, p. 1-22, ene. 2016.

ESTRELLA, Soledad. Medidas de tendencia central en la enseñanza básica en Chile: análisis de un texto de séptimo año. Revista Chilena de Educación Matemática, v. 4, n. 1, p. 20-32. 2008.

FALK, Herwig. Conditional probabilities: insights and difficulties. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TEACHING STATISTIC, 2, 1986, Victoria. Proceedings of ICOTS 2. Victoria: University of Victoria, 1986, p. 292-297.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino de Matemática no Brasil. Zetetike, Campinas, v. 3, n. 4, p. 1-35, jan./jun. 1995.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GULLIKSEN, Harold. Theory of mental tests. Nueva York: Wiley, 1950.

HENRY, Michel. Didactique des Mathématiques: une présentation de la didactique en vue de la formation des enseignants. Besançon: IREM de Franche-Comté, 1991.

HUCK, Schuyler W. Statistical misconceptions. New York: Routledge, 2008.

MARTINS, Cristina; PIRES, Manuel Vara; BARROS, Paula Maria. Conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores. In: ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XIX, 2009, Vila Real. Actas do XIX EIEM. Vila Real: APM, 2009, p. 1-12.

MAVARECH, Zemira. A deep struture model of students’ statistical misconceptions. Educational Studies in Mathematics, n.14, n. 4, p. 415-429, nov. 1983.

MOKROS, Jan; RUSSELL, Susan. Children’s concepts of average and representativeness. Journal for Research in Mathematics Education, v. 26, n. 1, p. 20-39, jan. 1995.

MOORE, David. Uncertainty. In: STEEN, Lynn Arthur. (Ed.). On the shoulders of giants: new approaches to numeracy. Washington: National Academy Press, 1990, p. 95-137.

MORGADO, Augusto Cezar de Oliveira; CARVALHO, João Bosco Pitombeira de. CARVALHO, Paulo Cezar Pinto; FERNANDEZ. Análise Combinatória e Probabilidade. 9 ed. Rio de Janeiro: SBM, 2006.

MOVSHOVITZ-HADAR, Nitsa; ZASLAVSKY, Orit; INBAR, Shlomo. An empirical classification model for errors in high school mathematics. Journal for Research in Mathematics Education, v. 18, n. 1, p. 3-14, jan. 1987.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Erros e dificuldades de aprendizagem nas questões de Química do ENEM 2014. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC. Florianópolis: ABRAPEC, 2017a, p. 1-11.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Os itens de Química do ENEM 2014: erros e dificuldades de aprendizagem. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 5, p. 799-816, set./out. 2017b.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite. Estudo de erros e dificuldades de aprendizagem: as provas de Química e de Biologia do Vestibular da UFRN. Natal: EDUFRN, 2012.

PASQUALI, Luiz. Psicometria: teorias dos testes na Psicologia e na Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

POCHULU, Marcel David. Análisis y categorización de errores en el aprendizaje de la universidad. Revista Iberoamericana de Educación, v. 35, n. 4, p. 1-14, 2004.

POLLATSEK, Alexander; WELL, Arnold D.; KONOLD, Clifford; HARDIMAN, Pamela; COBB, George. Understanting conditional probabilisties. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 40, n. 2, p. 255-269, 1987.

POPPER, Karl R. La lógica de la investigación científica. Madrid: Tecnos. 1967.

PUERTO, Silvia del; SEMINARA, Silvia; MINNAARD, Claudia. Identificación y análisis de los errores cometidos por los alumnos en Estadística Descriptiva. Revista Iberoamericana de Educación, v. 43, n. 3, p. 1-8, jun. 2007.

RADATZ, Hendrik. Error analysis in mathematics education. Journal for Research in Mathematics Education, v. 10, n. 3, p. 163-172, may 1979.

RADATZ, Hendrik. Students'errors in the mathematical learning process: a survey. For the Learning of Mathematics, v. 1, n. 1, p. 16-20, jul. 1980.

REABURN, Robyn. Students’ understanding of statistical inference: implications for teaching. 2011. 414p. Thesis (Doctor of Philosophy). University of Tasmania. Tasmania (Austrália).

RICO, Luis. Errores y dificultades en el aprendizaje de las matemáticas. En: KILPATRICK, Jeremy; GÓMEZ, Pedro; RICO, Luis. (Ed.). Educación Matemática: Errores y dificultades de los estudiantes. Resolución de problemas. Evaluación. Historia. Bogotá: Una Empresa Docente, 1998, p. 69-108.

ROMERO, Juan. Probabilidad condicional e independencia. Estadística y probabilidad II. Bogotá: Santillana, 2008, p. 95-116.

RONDERO, Carlos; Font, Vicenç. Articulación de la complejidad matemática de la media aritmética. Ensenanza de las Ciencias, v. 33, n. 2, p. 29-49, 2015.

RUBIN, Andee; BRUCE, Bertram; TENNEY, Yvette. Learning about sampling: trouble at the core of statistics. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TEACHING STATISTICS, 3, 1990, Voorburg. Proceedings of the ICOTS 3. Vooburg: International Statistical Institute. 1990, p. 314-319.

SÁNCHEZ, Ernesto; VALDEZ, Julio César. La cuantificación del azar: una articulación de las definiciones subjetiva, frecuencial e clássica de probabilidade. ENCONTRO DE PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA NA ESCOLA, 3, 2013, Braga. Atas do III EPEE. Braga: Universidade do Minho, 2013, p. 23-34.

SÁNCHEZ, Jesús-Nicasio Garcia Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SANTANA, Michaelle Renata Moraes de. O acaso, o provável, o determinístico: concepções e conhecimentos probabilísticos de professores do Ensino Fundamental. 2011. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação. Universidade Federal de Pernanbuco. Recife.

SOCAS, Martín Manuel. Dificultades, obstáculos y errores en el aprendizaje de las Matemáticas en la educación secundaria. In: RICO, Luis. (Coord.). La Educación Matemática en la enseñanza secundaria. Barcelona: Horsori, 1997, p. 125-154.

SPEARMAN, Charles. Correlations of sums and differences. British Journal of Psychology, v. 5, n. 4, p. 417-426, mar. 1913.

TVERSKY, Amos; KAHNEMAN, Daniel. Judgment under uncertainty: heuristics and biases. In: KAHNEMAN, Daniel; SLOVIC, Paul; TVERSKY, Amos. (Ed.). Judgment under uncertainty: heuristics and biases. New York: Cambridge University Press, 1982, p. 3-20.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Comissão Permanente de Vestibular (Comperve). Núcleo Permanente de Concursos. Nata: UFRN/ Comperve, 2016.

WILD, Chris; PFANNKUCH, Maxine. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, v. 67, n. 3, p. 223-248, dec. 1999.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

02-01-2019

Como Citar

PONTES, J. .; NÚÑEZ, I. . Questões de Estatística e Probabilidade nas provas do ENEM: uma aproximação a erros e dificuldades de aprendizagem. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 7, p. 87–110, 2019. DOI: 10.24116/emd.v3n7a05. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/80. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos