Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24116/emd.v3n7a03

Resumo

Este artigo tem o objetivo de retratar o que algumas pesquisas atuais – registradas em artigos e livros – abordam sobre a dificuldade de aprendizagem matemática. Pretende-se refletir sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática analisando alguns aspectos que têm sido apontados, especialmente sobre as dificuldades de aprendizagem que alguns alunos apresentam no âmbito da Matemática. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa com procedimentos de análise documental. Em princípio foi abordado o significado da palavra dificuldade, transitando pelas dificuldades de aprendizagem e pelas dificuldades de aprendizagem matemática. As pesquisas mais recentes apontam para a urgência de uma reformulação do ensino de Matemática de natureza didática e um amadurecimento de toda a comunidade escolar, independentemente do nível de ensino, no que diz respeito às dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino e aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Roberto Lopes de. O processo de aprendizagem da Matemática na Educação Básica: raízes de suas dificuldades e mecanismos para sua superação. Cadernos do IME - Série Matemática, Rio de Janeiro, n. 16, p. 69-80, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, Jussara de. Dificuldades de aprendizagem. In: Brasil Escola, 2019.

CHABANNE, Jean Luc. Dificuldades de aprendizagem: um enfoque inovador no ensino escolar. Tradução de Regina Rodrigues. São Paulo: Ática, 2006.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.

FIORENTINI, Dario; SOUZA JÚNIOR, Arlindo José de; MELO, Gilberto Francisco Alves de. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticos. In: GERALDI, Corinta; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elizabete. (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 307-335.

GARCIA, Jesus Nicasio. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura escrita e Matemática. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo – sentidos e formas de uso. Cascais: Princípia, 2006.

HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Curitiba: Inter Saberes, 2012.

LOUREIRO, Vanilda. Dificuldades na aprendizagem da Matemática: um estudo com alunos do Ensino Médio. 2014. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal do Espírito Santo. Espírito Santo.

LÜDKE, Menga; ANDRE, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2015.

MASOLA, Wilson de Jesus. Dificuldades de aprendizagem matemática dos alunos ingressantes na educação superior nos trabalhos do X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2014. 161f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

MASOLA, Wilson de Jesus; ALLEVATO, Norma. Dificuldades de aprendizagem matemática de alunos ingressantes na educação superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 1, p. 64-74, jun./mar. 2016.

MASOLA, Wilson de Jesus; ALLEVATO, Norma. Matemática: o “calcanhar de Aquiles” de alunos ingressantes na Educação Superior. 2014. 31f. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

MASOLA, Wilson de Jesus; VIEIRA, Gilberto; ALLEVATO, Norma. Ingressantes na Educação superior e suas Dificuldades em Matemática: uma Análise das Pesquisas Publicadas nos Anais dos X e XI ENEMs. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, SÃO Paulo. Anais do XII ENEM: Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo: SBEM/SBEM-SP, 2016, p. 1-13.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

NTCM. Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Tradução da Associação de Professores de Matemática. Lisboa: APM, 2007.

PAIS, Luiz Carlos. Ensinar e aprender Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2013.

ROCHA, Áurea Maria Costa; AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de. Aprender e ensinar construir identidade e profissionalidade docente no contexto da universidade: uma realidade possível. In: 35ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2012, Porto de Galinhas. Anais da 35ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Porto de Galinhas. 2012, p. 1-17.

ROMBERG, Thomas A. Perspectivas sobre o conhecimento e métodos de pesquisa. Tradução de Lourdes de la Rosa Onuchic e Maria Lúcia Boero. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 20, n. 27, p. 93-139, 2007.

SANTALÓ, Luís Antoni. Matemática para não matemáticos. In: PARRA, Cecilia; SAIZ, Irma. (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 17-31.

SELBACH, Simone. Por que ensinar Matemática. In: SELBACH, Simone et al. (Org.). Matemática e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 39-42.

SMITH, Corinne; STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de A-Z: guia completo para educadores e pais. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Penso, 2012.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

02-01-2019

Como Citar

MASOLA, W.; ALLEVATO, N. . Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 7, p. 52–67, 2019. DOI: 10.24116/emd.v3n7a03. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/78. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos