Registros de representação semiótica: experiência no ensino de funções quadráticas com alunos do Ensino Médio Integrado

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DOI:

https://doi.org/10.24116/emd.v3n7a01

Resumo

Diante do contexto em que se vê a necessidade de proporcionar aos alunos condições para representar um objeto matemático de várias formas, foi desenvolvida a pesquisa como forma de investigar como os alunos transitam entre diferentes registros de função quadrática. Esta foi desenvolvida de forma qualitativa, com uso de um estudo exploratório com os alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado a partir de listas de tarefas, além de ser realizada por etapas, dentre elas, a discussão das tarefas de forma a abarcar os diversos registros apresentados pelos alunos. Toda a pesquisa teve suporte na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval, com ênfase na conversão. Os resultados verificados podem contribuir para que se repense a prática pedagógica de como os conteúdos matemáticos podem ser trabalhados com os alunos em suas várias abordagens e formas, possibilitando reflexões nos processos de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave: Representação Semiótica. Funções Quadráticas. Ensino. Aprendizagem.

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Publicado

02-01-2019

Como Citar

SANTANA, L. .; GUALANDI, J. .; SOARES, M. . Registros de representação semiótica: experiência no ensino de funções quadráticas com alunos do Ensino Médio Integrado. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 7, p. 8–30, 2019. DOI: 10.24116/emd.v3n7a01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/76. Acesso em: 8 maio. 2024.

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Artigos