Perspectivas na abordagem das medidas de tendência central emergentes da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24116/emd25266136v2n62018a04

Palavras-chave:

Educação Estatística, Teoria Histórico-Cultural, Medidas de Tendência Central

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar de que maneira a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky pode contribuir para a reflexão crítica de práticas de ensino das medidas de tendência central nas aulas de Estatística. Para isso, foi realizada revisão bibliográfica e problematizadas algumas abordagens consideradas frequentes no processo de ensino-aprendizagem-avaliação dos conceitos de Média, Moda e Mediana sob a luz de conceitos trabalhados por Vygotsky, objetivando compreender de que maneira a sua teoria pode oferecer uma base sólida de conhecimentos que auxiliem os professores na formulação de suas próprias abordagens para estes conteúdos. Por fim, este levantamento bibliográfico ofereceu indícios de que os professores que ensinam conceitos relacionados à Estatística podem de fato lançar mão de conhecimentos referentes à Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky com intuito de melhorar suas práticas de ensino.

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Publicado

01-09-2018

Como Citar

SEVERO, A. . Perspectivas na abordagem das medidas de tendência central emergentes da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 2, n. 6, p. 265–275, 2018. DOI: 10.24116/emd25266136v2n62018a04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/74. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos