Análise da produção escrita de futuros professores de Matemática a partir de uma tarefa de Letramento Financeiro do Pisa

Autores

DOI:

10.46551/emd.v8n15a07

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Financeira, Análise da Produção Escrita, Avaliação como Prática de Investigação, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da produção escrita de estudantes de uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática, a partir de uma tarefa de Educação Financeira. Para tanto, selecionou-se uma tarefa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) denominada Ações. Mediante uma adaptação, foram investigadas as resoluções de 10 estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Paraná, por meio da análise da produção escrita. Observa-se que os estudantes mobilizaram aspectos do Letramento Financeiro, conforme definido pelo Pisa. No entanto, suas produções escritas não são suficientes para fornecer uma visão completa de como essa mobilização ocorreu.

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Arquivos adicionais

Publicado

01-08-2024

Como Citar

RIBEIRO, Raíssa Gomes Freitas; SILVA, Gabriel dos Santos e. Análise da produção escrita de futuros professores de Matemática a partir de uma tarefa de Letramento Financeiro do Pisa. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 8, n. 15, p. 1–15, 2024. DOI: 10.46551/emd.v8n15a07. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7394. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos