Educação Financeira sob uma abordagem crítica: o estudo de gráficos nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.46551/emd.v8n15a01

Palavras-chave:

Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Gráficos, Anos Finais

Resumo

O presente trabalho apresenta recortes da dissertação escrita pela primeira autora e orientada pela segunda, intitulada Educação Financeira no Ensino Fundamental: uma abordagem crítica e significativa. Foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II e procurou colaborar com a implementação de conceitos da Educação Financeira na Educação Básica. A Educação Matemática Crítica, corroborando as ideias de Paulo Freire, apresenta-se como um dos principais referenciais que fundamentaram a pesquisa. Essas concepções dialogaram dentro da proposta e culminaram na elaboração de um e-book como produto educacional, com o objetivo de introduzir conceitos da Educação Financeira no Ensino Fundamental, visando a promoção de uma aprendizagem matemática significativa e crítica, tendo como base questões do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALRØ, Helle; Skovsmose, Ole. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

BENJAMIN, Thainara Araki; COSTA, Christine Sertã. Educação Financeira, para quê?: Propostas de atividades para o Ensino Fundamental. 2023. 71f. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica). Colégio Pedro II. Rio de Janeiro.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC/SEB, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos: Apresentação dos Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.

CHIARELLO, Ana Paula Rohrbek; BERNARDI, Luci dos Santos. Educação Matemática Crítica: novos desafios na formação continuada de professores. Boletim Gepem, n. 66, p. 31-44, jan./jun. 2015. https://doi.org/10.4322/gepem.2015.026

COSTA, Muriell Francisco da; BARBOSA, Fernando da Costa. Formação inicial de professores(as) de Matemática: materiais autorais digitais com os Temas Contemporâneos Transversais. Educação Matemática em Debate, v. 7, n. 13, p. 1-25, 2023. https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a21

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 45. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Professora, sim; Tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

PAULILO, Maria Angela Silveira. A pesquisa qualitativa e a história de vida. Serviço Social em Revista, v. 2, n. 2, p. 135-148, jul./dez., 1999.

PISA — Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de avaliação de Matemática – PISA 2012. Brasília: INEP, 2012.

SILVA, Sandra Luiza Moraes; BEZERRA, Renata Camacho. A Educação Financeira como proposta para uma vida economicamente equilibrada. Cadernos PDE, p. 1-18, 2016.

SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo e Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas: Papirus, 2008.

SKOVSMOSE, Ole. Interpretações de significado em Educação Matemática. Bolema, v. 32, n. 62, p. 764-780, dez. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a01

SKOVSMOSE, Ole. Um convite à Educação Matemática Crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas: Papirus, 2014.

TEIXEIRA, Paulo José Magalhães. Problemas Básicos de Matemática Financeira: Pagar à vista ou pagar parcelado? Qual a taxa de juros? Qual a melhor decisão a tomar? Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2016.

Arquivos adicionais

Publicado

01-08-2024

Como Citar

BENJAMIN, Thainara Araki; COSTA, Christine Sertã. Educação Financeira sob uma abordagem crítica: o estudo de gráficos nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 8, n. 15, p. 1–19, 2024. DOI: 10.46551/emd.v8n15a01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7383. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos