Ensinar e aprender Matemática por meio de Atividades de Vida Autônoma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a29

Palavras-chave:

Educação Especial e Inclusiva, Atividade de Vida Autônoma, Matemática

Resumo

Apresentamos, neste artigo, o Contexto de Investigação Higiene Oral, no qual abordamos as unidades temáticas: Álgebra, Números e Probabilidade e Estatística, a partir da rotina diária dos alunos. Como objetivo geral, delimitamos investigar possibilidades de promover o ensino de matemática como uma prática natural e espontânea, que possam estimular o desenvolvimento pessoal e coletivo, visando à realização do indivíduo e da comunidade como um todo. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa e instituímos quatro etapas: Estudo bibliográfico; Construção de tarefas/materiais pedagógicos; Produção de dados/Desenvolvimento das tarefas e Análise dos dados. Ainda, as tarefas realizadas baseadas na Atividade de Vida Autônoma — AVA permitiram a todos os alunos uma efetiva participação pelo fato de fazerem parte de seu dia a dia, independentemente do seu grau de dificuldade.

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Arquivos adicionais

Publicado

15-12-2023

Como Citar

OLIVEIRA, M. D. R. de .; VILAS BÔAS, S. G. Ensinar e aprender Matemática por meio de Atividades de Vida Autônoma. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–22, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a29. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7381. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos