Comunidade de Prática Virtual: suporte ao ensino da Matemática e influências na formação inicial docente de petianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a28

Palavras-chave:

Educação Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Terceiro Espaço de Formação, Formação de Professores

Resumo

O texto apresenta discussões acerca de uma Comunidade de Prática constituída virtualmente no ambiente WhatsApp por estudantes e docentes do curso de Matemática de uma Universidade Pública que participaram do Programa de Educação Tutorial (PET), no projeto de extensão intitulado “O uso de tecnologias digitais no suporte ao ensino da Matemática online”. Considerando o período pandêmico, o projeto buscou auxiliar alunos da Educação Básica nas dificuldades enfrentadas frente aos conteúdos de Matemática. Em termos metodológicos, é uma pesquisa qualitativa cujos dados foram coletados por meio de um questionário e analisados segundo a Análise de Conteúdo. Destacamos a dimensão interativa da Comunidade de Prática e identificamos que o ambiente gerado pode ser caracterizado como uma oportunidade de construção do conhecimento, gerada pelo terceiro espaço de formação.

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Publicado

15-12-2023

Como Citar

CINTRA, V. de P.; PEIXOTO, R. Comunidade de Prática Virtual: suporte ao ensino da Matemática e influências na formação inicial docente de petianos. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–16, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a28. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7380. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos