Desenvolvendo o conhecimento didático de futuros professores de Matemática com Estudo de Aula e Robótica Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a30

Palavras-chave:

Estudo de Aula, Formação Inicial de Professores, Conhecimento Didático, Matemática, Robótica Educacional

Resumo

Essa investigação envolveu dezesseis alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, de uma universidade federal brasileira, em uma disciplina de estágio supervisionado, cujo objetivo foi compreender as contribuições do estudo de aula e da robótica educacional na formação de futuros professores de Matemática. Em uma abordagem qualitativa, os dados foram recolhidos por meio da observação participante, notas de campo, análise documental, questionários, entrevistas e gravação em áudio das sessões de planejamento e reflexão. Os resultados mostram que os participantes desenvolveram seu conhecimento didático, no que tange ao conhecimento matemático para o ensino, elaboração e condução de tarefas investigativas com os robôs, condução de aulas de cunho exploratório, e ao desenvolvimento do conhecimento sobre o pensamento matemático dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALIMISIS, Dimitris. Prologue. In: ALIMISIS, Dimitris. (Ed.) Teacher education on robotics-enhanced constructivist pedagogical methods. Αthens: ASPETE, 2009, p. 7-9.

ANGEL-FERNANDEZ, Julian Mauricio; LAMMER, Lara; KYNIGOS, Chronis; GUEORGUIEV, Ivaylo; VARBANOV, Pavel; LEPUSCHITZ, Wilfried; DUCA, Annalise; PULLICINO, Joanna; GRIZIOTI, Marianthi; NIKITOPOULOU, Sofia; GIRVAN, Carina; VRBA, Pavel. Best practice and requirements. TU Wien, University of Athens, ESI, Cardiff University, AcrossLimits and Certicos, Deliverable, 2016.

ANGEL-FERNANDEZ, Julian Mauricio; VINCZE, Markus. Towards a definition of Educational Robotics. In: Proceedings of The Austrian Robotics Workshop. Innsbruck, 2018, p. 1-6.

BOAVIDA, Ana Maria; PONTE, João Pedro da. Investigação colaborativa: potencialidades e problemas. In: GTI (Org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. p. 43-55.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BURROUGHS, Elizabeth A.; LUEBECK, Jennifer. L. Pre-service teachers in Mathematics lesson study. The Montana Mathematics Enthusiast, v. 7, n. 2-3, p. 391-400, 2010.

CURCIO, Christina Paula de Camargo. Proposta de método de robótica educacional de baixo custo. 2008. 101f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Tecnologia) — Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento. Curitiba.

FERNANDEZ, Clea. Lesson study: a means for elementary teachers to develop the knowledge of mathematics needed for reform-minded teaching? Mathematical Thinking and Learning, v. 7, n. 4, p. 265-289, 2005.

FONÇATTI, Maria Cecília; MORELATTI, Maria Raquel Miotto. A lesson study como contexto para o estágio das licenciaturas em Matemática: por que utilizá-la?. Educere et Educere, Cascavel, v. 14, n. 32, p. 1-17, 2019.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Subjetividade, complexidade e pesquisa em Psicologia. São Paulo: Thomson, 2005.

MATARIĆ, Maja J. Robotics education for all ages. In: Proceedings Accessible Hands-on AI and Robotics Education. Palo Alto, 2004, p. 1-3.

MURATA, Aki. Introduction: conceptual overview of lesson study. In: HART, Lynn C.; ALSTON, Alice; MURATA, Aki. (ed.). Lesson study research and practice in Mathematics Education. New York: Springer, 2011, p. 1-12.

OLIVEIRA, Vania Doneda de; BASNIAK, Maria Ivete. O planejamento de aulas assentes no ensino exploratório de Matemática desenvolvidas no ensino remoto de emergência. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-26, 2021.

PINTO, Marcos de Castro. Aplicação de arquitetura pedagógica em curso de robótica educacional com hardware livre. 2011. 158f. Dissertação (Mestrado em Informática) —Instituto de Matemática. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

PONTE, João Pedro da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?. Revista Ibero-Americana de Educação, Madrid, n. 24, p. 63-90, 2000.

PONTE, João Pedro da. Estudiando el conocimiento y el desarrollo profesional del profesorado de Matemáticas. In: PLANAS, Nuria. (Coord.). Teoría, crítica y práctica de la Educación Matemática. Barcelona: Graó, 2012. p. 83-98.

PONTE, João Pedro da. Gestão curricular em Matemática. In: GTI (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM. 2005. p. 11-34.

PONTE, João Pedro da. Investigar, ensinar e aprender. In: Encontro de Professores de Matemática, 2003. Lisboa, 2003. p. 25-39.

PONTE, João Pedro da. Lesson studies in initial Mathematics teacher education. International Journal for Lesson and Learning Studies. v. 6, n. 2, p. 169-181, 2017.

PONTE, João Pedro da; OLIVEIRA, Hélia; VARANDAS, José Manuel. O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, Dario. (Org). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 159-192.

PONTE, João Pedro da; QUARESMA, Marisa. As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor. Revista da Faculdade de Educação, Cáceres, v. 23, n. 1, p. 131-150, jan./jun. 2015.

PONTE, João Pedro da; QUARESMA, Marisa; MATA-PEREIRA, Joana; BAPTISTA, MÓNICA. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 56, p. 868-891, dez. 2016.

QUARESMA, Marisa. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática: duas experiências no ensino básico. 2018. 198f. Tese (Doutorado em Educação) — Instituto de Educação. Universidade de Lisboa. Lisboa.

QUARESMA, Marisa; PONTE, João Pedro da. Comunicação, tarefas e raciocínio: aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula. Zetetiké, Campinas, v. 23, n. 44, p. 297-310, 2015.

QUARESMA, Marisa; PONTE, João Pedro da. Dinâmicas de reflexão e colaboração entre professores do 1° ciclo num estudo de aula em Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 63, p. 368-388, abr. 2019.

QUARESMA, Marisa; PONTE, João Pedro da; BAPTISTA, Mónica; MATA-PEREIRA, Joana. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional. In: PONTE, João Pedro da. (Org.). Práticas profissionais dos professores de Matemática. Lisboa: Projeto P3M, 2014, p. 409-425.

SANTOS, Elci Alcione Almeida dos. Contribuição para o estudo da aprendizagem da matemática e da programação em comunidades virtuais de prática com foco no uso de robots como mediadores da aprendizagem. 2012. 232f. Tese (Doutorado em Matemática) — Universidade da Madeira. Funchal.

SOUZA, Crhistiane da Fonseca. Estudo de aula de Matemática com robótica educacional na formação inicial do professor de Matemática. 2021. 449f. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia.

UTIMURA, Grace Zaggia; BORELLI, Suzete de Souza; CURI, Edda. Lesson Study (Estudo de Aula) em diferentes países: uso, etapas, potencialidades e desafios. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-17, jul. 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

15-12-2023

Como Citar

SOUZA, C. da F. Desenvolvendo o conhecimento didático de futuros professores de Matemática com Estudo de Aula e Robótica Educacional. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–21, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a30. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7367. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos