O Júri Simulado como metodologia ativa no curso de Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a13

Palavras-chave:

Educação Matemática, História do Cálculo, Júri Simulado, Metodologia Ativa

Resumo

O estudo aqui apresentado orientou-se pelo objetivo de analisar a vivência de um Júri Simulado, na Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Montes Claros, compreendendo os reflexos dessa metodologia ativa para o percurso de formação dos estudantes. Para tal, na disciplina História do Cálculo: Origens e Desenvolvimento, foi proposto que os acadêmicos realizassem um Júri Simulado para discutir sobre a autoria do Cálculo. Para fundamentar o estudo e a experiência relatada, recorremos a pressupostos teóricos relativos a metodologias ativas. Utilizamos aspectos metodológicos abordados em um Júri Simulado, ou seja, o planejamento e seu desenvolvimento. Concluímos que os graduandos tiveram êxito na argumentação no fazer científico, na dialogicidade, na autonomia e na opinião crítica.

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Arquivos adicionais

Publicado

04-11-2023

Como Citar

OLIVEIRA, S. M. de; LOPES, R. O Júri Simulado como metodologia ativa no curso de Licenciatura em Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–17, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a13. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7006. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos