Formação continuada online de professores sobre ensino e aprendizagem de Estatística

Autores

DOI:

10.46551/emd.v7n13a08

Palavras-chave:

Educação Estatística, Ciclo Investigativo, Formação de Professores, Anos Iniciais

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar um processo de formação continuada online de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o ensino e a aprendizagem de Estatística. Durante quatro encontros refletimos sobre a importância de se desenvolver pesquisas envolvendo as fases do ciclo investigativo e sua viabilidade por meio de práticas docentes no ambiente escolar, considerando os diferentes tipos de conhecimento do professor. Realizamos uma pesquisa junto com os professores sobre o uso da internet para o ensino de Estatística e eles realizaram com seus alunos uma pesquisa sobre pets e relataram para o grupo. Todo processo formativo ocorreu de maneira online favorecendo, dessa maneira, a participação de professores em diferentes estados do Brasil. O processo formativo promoveu reflexões para o ensino de Estatística a partir das vivências com pesquisa, ampliando o que pode e deve ser ensinado pelos professores nos Anos Iniciais sobre Estatística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Amanda Regina dos Santos; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Práticas didáticas e conhecimentos estatísticos de professoras da Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 1-18, 2023.

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Educacion, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Curricular Comum: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.

CAVALCANTI, Milka Rossana Guerra Cavalcanti de Albuquerque. Escala apresentada em gráficos: conhecimentos matemáticos para o ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (crianças e EJA). 2018. 295f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) — Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

CAVALCANTI, Milka Rossana Guerra Cavalcanti de Albuquerque; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Formação de professor sobre escala apresentada em gráfico: uma proposta a partir dos Conhecimentos Matemáticos para o Ensino (MKT). In: Anais da III Jornadas Argentinas de Educación Estadística. Santa Fé: Universidad Nacional del Litoral, 2021, p. 70-76.

CURI, Edda; NASCIMENTO, Julia de Cassia Pereira. O ensino de gráficos e tabelas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: resultados de pesquisa nas várias instâncias curriculares. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamearicana, Recife, v. 7, n. 1, p. 1-22, 2016.

EVANGELISTA, Betânia. Ensino e aprendizagem de tabelas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 313f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) — Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

EVANGELISTA, Betânia; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa; OLIVEIRA, Izabella. Representação em tabelas: aprendizagem por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, Juazeiro, v. 3, n. 1, 2022.

GAL, Iddo. Adults' Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, apr. 2002.

GRYMUZA, Alissá; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Os currículos prescrito e apresentado no manual do professor do livro didático relativo à Estatística. Revista Eletrônica de Educação, 2023 (no prelo).

GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Cada um organiza como quer: a classificação nos Anos Iniciais. Revista de Educação Matemática e tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 7, n. 1, p. 1-23, set. 2016.

GUIMARÃES, Gilda Lisbôa; CARVALHO, José Ivanildo Felisberto. (Org.). Estatística e probabilidade na escola. Editora UFPE, Recife, 2021.

GUIMARÃES, Gilda Lisbôa; GITIRANA, Verônica. Estatística no Ensino Fundamental: a pesquisa como eixo estruturador. In: BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. (Org.). Processo de ensino aprendizagem em Educação Matemática. Recife: Editora UFPE, 2013, p. 93-132.

MUNIZ, Rita de Cássia Gonçalves; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. De quadrado em quadrado construímos um gráfico? In: GUIMARÃES, Gilda Lisbôa; CARVALHO, José Ivanildo Felisberto. (Org.). Estatística e probabilidade na escola. Recife: Editora UFPE, 2021, p. 152-168.

PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. Gênese das estruturas lógicas elementares. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

SILVA, Izabela Cristina Bezerra; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Estratégias de ensino articulando literatura e Estatística. In: GUIMARÃES, Gilda Lisbôa; CARVALHO, José Ivanildo Felisberto. (Org.). Estatística e probabilidade na escola. Recife: Editora UFPE, 2021, p. 212-228.

SOUSA, Helenita Jesus; COUTO, Maria Elizabete Souza. Desenvolvimento profissional de professores: um olhar para o ensino de Estatístico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1-25, abr./jun. 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

10-09-2023

Como Citar

GUIMARÃES, Gilda Lisbôa; CAVALCANTI, Milka Rossana Guerra Cavalcanti de Albuquerque; SILVA, Izabela Cristina Bezerra da. Formação continuada online de professores sobre ensino e aprendizagem de Estatística. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–19, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a08. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6402. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos