Por trás das telas: conectando experiências e tecnologia, na pandemia, sobre ensinar Matemática nos Anos Iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a04

Palavras-chave:

Saberes da Experiência, Ensino de Matemática, Pandemia, Tecnologia

Resumo

Este trabalho objetiva compreender o lugar que o conhecimento, produzido pela experiência, ocupa no ensino de Matemática nos Anos Iniciais, a partir da pandemia da Covid-19. Toma por referência as abordagens que tratam sobre os impactos pandêmicos para ensinar Matemática nessa etapa escolar, à luz dos saberes da experiência e do uso de diferentes recursos tecnológicos. Tem por base a abordagem teórico-metodológica da narrativa presente nas interlocuções com as professoras participantes. O estudo evidenciou, dentre outros elementos, que abordagens como debates, desenhos, brincadeiras e manipulação de objetos manipuláveis foram preponderantes para a aprendizagem matemática em contexto remoto. Indicou, ainda, que a apropriação dos recursos tecnológicos pelas professoras, sobretudo os digitais, sinalizando um processo de letramento digital, ocorreu individualmente, em caráter de autoformação, tendo predominância suas experiências em sala de aula.

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Arquivos adicionais

Publicado

02-07-2023

Como Citar

FRANÇA, S. de M. O.; LEITE, V. F. A. Por trás das telas: conectando experiências e tecnologia, na pandemia, sobre ensinar Matemática nos Anos Iniciais. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–25, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6401. Acesso em: 28 abr. 2024.

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Artigos