Tecnologias digitais em livros didáticos brasileiros para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a11

Palavras-chave:

TDIC, Matemática, Livro Didático, Anos Iniciais

Resumo

Este artigo teve como objetivo principal investigar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) se materializam nos livros didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, utilizando-se da análise descritiva. Analisou-se duas coleções de livros didáticos, por meio da pesquisa documental, com abordagem qualitativa, tendo por base a Análise de Conteúdo. Concluiu-se que as TDIC se apresentam com propostas interdisciplinares, bem como aparecem com menção ao uso, porém como uma atividade que não utiliza a tecnologia. Neste sentido, as atividades podem ser melhoradas com foco no seu desenvolvimento dos próprios processos de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BARDINI, Laís Cristina. Geometria no 5º ano: uma análise dos livros didáticos. 2015. 142f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) — Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus — Covid-19. Brasília: Diário Oficial da União, 18 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, 2017.

CASTELLS, Manuel. Um país educado com internet progride; um país sem educação usa a internet para fazer ‘estupidez’. Entrevista ao Diário Catarinense, v. 16, 2015.

CORDEIRO, Luciana Peixoto; MAIA, Christiane Martinatti. Didática: organização do trabalho pedagógico. Curitiba: InterSaberes, 2017.

DANTE, Luiz Roberto. Ápis: Matemática, 1° ano. Manual do Professor. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017.

DANTE, Luiz Roberto. Ápis: Matemática, 2° ano. Manual do Professor. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017.

DANTE, Luiz Roberto. Ápis: Matemática, 3° ano. Manual do Professor. 3 ed. São Paulo: Editora Ática, 2017.

DANTE, Luiz Roberto. Ápis: Matemática, 4° ano. Manual do Professor. 3 ed. São Paulo: Editora Ática, 2017.

DANTE, Luiz Roberto. Ápis: Matemática, 5° ano. Manual do Professor. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017.

DANYLUK, Ocsana Sônia. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 5 ed. Passo Fundo: Editora UPF, 2015.

FIGUEIREDO, Sonner Arfux; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo; LLINARES, Salvador. Olhar profissional para a docência com tecnologia: um estudo na formação continuada. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-23, 2021.

GALVÃO, Elizangela da Silva; NACARATO, Adair Mendes. O letramento matemático e a resolução de problemas na Provinha Brasil. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 7, n. 3, p. 81-96, 2013.

KENSKI, Vani Moreira. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 15, n. 45, 2015, p. 423-441.

KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 1-10, 2003b.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2003a.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MACÊDO, Josué Antunes; BRANDÃO, Daniel Pereira; NUNES, Daniel Martins. Limites e possibilidades do uso do livro didático de Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 7, p. 68-86, jan./abr. 2019.

MAIA, Madeline Gurgel Barreto; MARANHÃO, Cristina. A alfabetização matemática na sala de aula: uma ideia a partir da ampliação do Ensino Fundamental (de 9 anos). In: MAIA, Madeline Gurgel Barrreto; BRIÃO, Gabriela. (Org.). Alfabetização matemática: perspectivas atuais. Curitiba: CRV, 2017, p. 17-30.

McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação: como extensão do homem. São Paulo: Cultrise, 1974.

MORAN, José Manuel. A distância e o presencial cada vez mais próximos. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, v. 20, maio 2010.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 12, p. 1-9, maio/ago. 2004.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MOREIRA, Kátia Gabriela; NACARATO, Adair Mendes. A produção de significados para um texto de problema por alunos de um primeiro ano do Ensino Fundamental. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, p. 1-18, 2020.

SILVA, João Alberto. Impossibilidades e táticas de resistência para currículos de Matemática nos Anos Iniciais. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 84-104, 2017.

SILVA, Luciana Nogueira; SOUZA, Marleide Batista. As tecnologias digitais na docência: desafios para a formação e atuação dos professores dos Anos Iniciais no contexto da BNCC. Anais VII Encontro Nacional das Licenciatura. Fortaleza: Realize, 2018, p. 1-15.

TOLEDO, Carolina Maria. Buriti Mais: Matemática, 1° ano. Manual do Professor. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2017.

TOLEDO, Carolina Maria. Buriti Mais: Matemática, 2° ano. Manual do Professor. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2017.

TOLEDO, Carolina Maria. Buriti Mais: Matemática, 3° ano. Manual do Professor. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2017.

TOLEDO, Carolina Maria. Buriti Mais: Matemática, 4° ano. Manual do Professor. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2017.

TOLEDO, Carolina Maria. Buriti Mais: Matemática, 5° ano. Manual do Professor. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2017.

Arquivos adicionais

Publicado

19-09-2023

Como Citar

PINHO, C. O. G. de; TUNAS, M. C. da R.; SILVA, J. A. da. Tecnologias digitais em livros didáticos brasileiros para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–19, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a11. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6393. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos