Abordagem de algoritmos da divisão em livros didáticos de Matemática para os Anos Iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24116/emd25266136v2n42018a03

Palavras-chave:

Divisão, Estruturas Multiplicativas, Algoritmo Convencional

Resumo

Investigamos como os algoritmos da divisão de números naturais são abordados em livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental; mapeamos atividades nas quais são abordados; e analisamos o uso dos algoritmos da divisão em situações de partição e quotição. Foram analisadas 104 atividades de divisão propostas em seis coleções, escolhidas aleatoriamente, aprovadas pelo PNLD de 2016. Com uma abordagem quantitativa-qualitativa, usamos como método analítico das atividades os procedimentos da análise temática. Os dados mostram que mais de 84% das atividades exploram o processo do algoritmo convencional. Identificamos ausência de atividades que abordem os algoritmos nos 1º e 2º anos. Os algoritmos da divisão começam a ser explorados a partir do 3º ano, geralmente, por meio de divisão exata, e processos longos que envolvem a estimativa e subtração sucessiva. Algumas coleções apresentam atividades que estimulam a construção de argumentos e reflexão sobre as estratégias utilizadas com o uso de algoritmos alternativos pelos estudantes, assim como reflexão sobre o sistema de numeração decimal.

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Publicado

01-04-2018

Como Citar

COSTA, A. .; SANTOS, L.; PESSOA, C. .; TELES, R. . Abordagem de algoritmos da divisão em livros didáticos de Matemática para os Anos Iniciais. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 2, n. 4, p. 57–80, 2018. DOI: 10.24116/emd25266136v2n42018a03. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/59. Acesso em: 18 abr. 2024.

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Seção

Artigos