Reverberações habermasianas em dissertações e teses em Educação Matemática no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a02

Palavras-chave:

Educação Matemática, Habermas, Teoria Crítica da Sociedade, Filosofia

Resumo

Motivados pelos estudos e investigações que vimos desenvolvendo no campo/movimento da Educação Matemática nos últimos anos, neste artigo, intentamos apresentar um estudo metodologicamente pautado na Revisão Sistemática de Literatura que objetiva levantar e apontar pesquisas realizadas em Educação Matemática, que tomem constructos filosóficos advindos dos escritos de Jürgen Habermas como principal referencial teórico, de forma a oferecer um panorama de como as contribuições habermasianas têm reverberado no campo da Educação Matemática em relatórios de pesquisas desenvolvidas no Brasil. Como banco de dados, tomamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações tendo em vista a natureza dos trabalhos presentes no referido banco. Em termos de resultados, foi possível constatar que os constructos Mundo da Vida e Mundo do Sistema (ou Sistema) são o que mais vigoram na fundamentação  das pesquisas erguidas e selecionadas neste estudo.

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Arquivos adicionais

Publicado

01-01-2023

Como Citar

TAVEIRA, F. A. L.; PERALTA, D. A. Reverberações habermasianas em dissertações e teses em Educação Matemática no Brasil. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–17, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a02. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/5730. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos