Metodologia WebQuest nas aulas de Matemática em contexto de pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v6n12a08

Palavras-chave:

WebQuest, Covid-19, TDIC, Ensino Remoto, Matemática

Resumo

O ensino de Matemática no cenário de aulas remotas, em virtude da pandemia da Covid-19, tem implicado em “arranjos” nos fazeres docentes, desde o “como ensinar” ao “como avaliar” as aprendizagens dos alunos. Este trabalho trata-se de uma investigação qualitativa do tipo exploratória, que definiu por objetivo investigar como o uso da metodologia WebQuest pode auxiliar o professor de Matemática.  Os resultados indicam, por um lado, que fazer uso da metodologia WebQuest contribui no processo de aprendizagem dos alunos. Por outro lado, possibilita a comunicação deles com o professor e desenvolve a capacidade de aprendizado a partir da investigação e colaboração com outros alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACICH, Lilian. WebQuest: como organizar uma atividade significativa de pesquisa. Inovação na Educação (blog), São Paulo, 22 mar. 2020.

BARATO, Jaime N. Avaliação autêntica e rubricas. Brazil Document, 2005. Disponível em https://jarbas.wordpress.com/2018/07/31/avaliacao-autentica-e-rubricas; acesso 13 mar. 2022.

BARROS, Marcos Alexandre de Melo. Aprendizagem móvel no ensino de ciências: o que pensam nossos alunos sobre a nova modalidade de formação? In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, X, 2017, Sevilha. Anais..., 2017, p. 5165-5170.

BORGES; Tiago Silva; ALENCAR; Gidelia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do Ensino Superior. Cairu em Revista, Salvador, v. 3, n. 4, p. 119-143, jul./ago. 2014.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Metodologia WebQuest na formação inicial docente: uma experiência com alunos de Licenciatura em Pedagogia da UFMA. Tecnologias na Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 19, p. 1-13, jul. 2017.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; SANTOS, Camila Gonçalves. Revisão sistemática da literatura de dissertações sobre a metodologia WebQuest. Revista Educa Online, v. 8, n. 2, p. 1-42, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. O que é o COVID-19, 2021. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus; acesso 22 de out. 2021.

COSTA, Paulo da; BIANCHINI, David. Caracterização da demanda futura de usuários da internet no Brasil: uma contribuição para o desenvolvimento de políticas governamentais de inclusão digital e acesso a internet. Journal of Information Systems and Technology Management, v. 5, n. 1, p. 135-162, 2008.

DODGE, Bernie: Some thoughts about WebQuests. 2008. Disponível em https://webquest.org/sdsu/about_webquests.html; acesso 31 mar. 2022.

GRAY, David. Pesquisa no mundo real. Tradução de Roberto Cataldo Costa. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

MERCADO, Luis Paulo Leopoldo; VIANA, Maria Aparecida Pereira. (Org.). Projetos utilizando internet: a metodologia WebQuest na prática. Maceió: Q Gráfica/Marista, 2004.

OLIVEIRA, Vania Sara Doneda de; BASNIAK, Maria Ivete. O planejamento de aulas assentes no ensino exploratório de Matemática desenvolvidas no ensino remoto de emergência. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-26, 2021.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, oct. 2001.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia da Pesquisa. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, Edméa. Pesquisa formação na Cibercultura. Santo Tirso: Whitebook, 2014.

ROCHA, Helena. Conhecimento matemático para ensinar com tecnologia: episódios da prática de uma professora. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-22, 2021.

ZABALA, Antônio. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani Ferreira da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Arquivos adicionais

Publicado

24-05-2022

Edição

Seção

Dossiê — Implicações da pandemia à pesquisa em Educação Matemática