Análise de perfil de futuros docentes de Matemática em face das implicações da Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v6n12a09

Palavras-chave:

Formação Docente, Software PSPP, Suporte Tecnológico

Resumo

A pandemia do coronavírus causou a interrupção de períodos letivos e o ensino remoto emergencial tornou-se um método adotado por instituições para dar continuidade aos currículos escolares. O tema gerou debate quanto à preparação de docentes para atuar nesse novo formato, trazendo implicações para o modo de ensinar e aprender. Nesse sentido, propõe-se verificar os perfis de futuros professores de Matemática que estão em formação inicial; para tanto, foi aplicado um questionário elaborado em escala Likert. Após análise fatorial no software PSPP, efoi realizado o agrupamento, localizando seis perfis que mostram o bom suporte institucional e a motivação para discutir Matemática independentemente do formato de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Fernanda Garcia de; ARRIGO, Viviane; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias. Relatos de pós-graduandos em Ensino de Ciências e Educação Matemática a respeito de aspectos da formação em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-21, 2020.

CARVALHO, Rodrigo Lacerda; CASTRO FILHO, José Aires de; FERREIRA, Luis David Bonfim. O campo multiplicativo na formação inicial de professores de Matemática com suporte das tecnologias digitais. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 3, p. 362-381, set./dez. 2017.

CAVALCANTE, Ana Suelen Pedroza; MACHADO, Lucas Dias Soares; FARIAS, Quiteria Larissa Teodoro; PEREIRA, Wallingson Michael Gonçalves; SILVA, Maria Rocineide Ferreira da. Educação superior em Saúde: a educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Avances en Enfermería, Bogotá, v. 38, n. supl. 1, p. 52-60, dec. 2020.

CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 8, n. 22, p. 34-54, jan./abr. 2021.

FEITOSA, Murilo Carvalho, MOURA, Patrícia de Souza; RAMOS, Maria do Socorro Ferreira; LAVOR, Otávio Paulino. O que discentes e docentes pensam a respeito do ensino remoto? Revista Tecnologias na Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 33, p. 1-14, dez. 2020.

GNU. GNU PSPP, 2021. Disponível em: https://www.gnu.org/software/pspp; acesso 24 jan. 2022.

GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Educação Matemática em tempos de pandemia: uma experiência em um curso de licenciatura em Matemática. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, Costa Rica, v. 16, n. 20, p. 229-247, 2021.

KANDASAMY, Ilanthenral; KANDASAMY, W. B. Vasantha; OBBINENI, Jagan M.; SMARANDACHE, Florentin. Indeterminate Likert scale: feedback based on neutrosophy, its distance measures and clustering algorithm. Soft Computing, v. 24, p. 7459-7468, 2020.

LAVOR, Otávio Paulino; MARTINS, Katiane Morais de Lucena. Tecnologias de informação e comunicação: uma análise dos cursos de matemática no Rio Grande do Norte. Revista de Educação do Vale do Arinos, Juara, v. 7, n. 1, p. 77-87, jan./jun. 2020b.

LAVOR, Otávio Paulino; MARTINS, Mônica Paula de Sousa. Análise das emoções na vida acadêmica: conhecendo e compreendendo. Comunicações, Piracicaba, v. 27, n. 1, p. 49-62, jan./abr. 2020a.

LAVOR, Otávio Paulino; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes. Grandezas proporcionais: sequência didática na formação inicial de professores. Reamec, Cuiabá, v. 10, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2022.

LIKERT, Rensis. A technique for the measurement of attitudes. New York: Archives of Psychology, 1932.

MENEZES, Vinicius Iuri de; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho; COSTA, Lorinisa Kanaak da. Tecnologias digitais: ação colaborativa em tempos de pandemia na formação de professores. RevistAleph, Niterói, n. 37, jun./dez. 2021.

NIZ, Claudia Amorim Francez; TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. Educação escolar durante a pandemia: quais lições aprenderemos? Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-9, 2021.

OLIVEIRA, Davi Euclides de; LIMA, Janneson José Ferreira de; SILVA, Paulo Henrique das Chagas. Análise do perfil dos discentes do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em Cálculo. Comunicações, Piracicaba, v. 28, n. 2, p. 57-75, maio/ago. 2021.

OLIVEIRA, Saulo Barbara de; MOTTA, Rosa Amelita Sá Menezes da; COSTA, Stella Regina Reis da; CALVOSA, Marcello Vinicius Doria; OLIVEIRA, Altemar Sales de; GARCIA, Daniel Romanini. Em busca de um software de apoio a pesquisas qualitativas: o caso de uma unidade de ensino e pesquisa de uma universidade pública brasileira. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Lousada, v. 41, n. 2, p. 164-177, feb. 2021.

PEIXOTO, Denis Eduardo; KLEINKE, Maurício Urban. Expectativas de estudantes sobre a Astronomia no Ensino Médio. Revista Latino-americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 22, p. 21-34, jul./dez. 2016.

RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas, Aracajú, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020.

ROSA, Maria Cristina; SANTOS, José Elyton Batista dos; SOUZA, Denize da Silva. O ensino de Matemática e tecnologias: ações e perspectivas de professores de Matemática em tempo de pandemia. Devir Educação, Lavras, ed. especial, p. 287-302, 2021.

SENHORAS, Elói Martins. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 128-136, maio 2020.

SILVA, Silvana de Alencar; PERES, Afonso Claudio; MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nos cursos de formação de professores no Brasil: desafios em tempos de pandemia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 2020, São Carlos. Anais do CIET. São Carlos: UFSCar, 2020, p. 1-11.

STEHLING, Denise França; CONTI, Keli Cristina. Formação continuada de professores, desenvolvimento profissional e conhecimento matemático na Educação Infantil. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-27, 2020.

VARELA-ORDORICA, Sandra Araceli; VALENZUELA-GONZALEZ, Jaime Ricardo. Uso das tecnologias da informação e comunicação como competência transversal na formação inicial de docentes. Educare, Costa Rica, v. 24, n. 1, p. 172-191, jan./apr. 2020.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

25-05-2022

Edição

Seção

Dossiê — Implicações da pandemia à pesquisa em Educação Matemática