Etnomodelagem e o extrativismo de caranguejos: uma proposta para a introdução do conceito de função linear

Autores

DOI:

10.24116/emd25266136v1n32017a04

Palavras-chave:

Etnomatemática, Modelagem Matemática, Etnomodelagem, Manguezais

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma proposta de atividades introdutórias ao conceito de função linear para escolas inseridas em regiões extrativistas, na qual se faz relação entre a Etnomatemática e a Modelagem Matemática. Para tanto, foi elaborada uma sequência de ensino para o 9º ano do Ensino Fundamental, a qual visa valorizar os conhecimentos dos trabalhadores em suas rotinas diárias – caça e venda de caranguejo em manguezais de cidades localizadas no sul da Bahia – e relacioná-los com o estudo de conteúdos de Matemática. O trabalho defende a ideia de que é possível construir atividades de modelagem para a introdução do conceito de função linear, utilizando-se do enfoque da Etnomodelagem. Acredita-se que a aplicação da sequência poderá tornar a aprendizagem mais significativa, no qual estudantes desse contexto cultural poderão ver sentido para a aprendizagem da Matemática.

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

CARDOSO, G. D.; MADRUGA, Z. E. de F. Etnomodelagem e o extrativismo de caranguejos: uma proposta para a introdução do conceito de função linear. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 3, p. 314–338, 2017. DOI: 10.24116/emd25266136v1n32017a04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/43. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos