Etnomodelagem e o extrativismo de caranguejos: uma proposta para a introdução do conceito de função linear

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24116/emd25266136v1n32017a04

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma proposta de atividades introdutórias ao conceito de função linear para escolas inseridas em regiões extrativistas, na qual se faz relação entre a Etnomatemática e a Modelagem Matemática. Para tanto, foi elaborada uma sequência de ensino para o 9º ano do Ensino Fundamental, a qual visa valorizar os conhecimentos dos trabalhadores em suas rotinas diárias – caça e venda de caranguejo em manguezais de cidades localizadas no sul da Bahia – e relacioná-los com o estudo de conteúdos de Matemática. O trabalho defende a ideia de que é possível construir atividades de modelagem para a introdução do conceito de função linear, utilizando-se do enfoque da Etnomodelagem. Acredita-se que a aplicação da sequência poderá tornar a aprendizagem mais significativa, no qual estudantes desse contexto cultural poderão ver sentido para a aprendizagem da Matemática.

Palavras-chave: Etnomatemática. Modelagem Matemática. Etnomodelagem. Manguezais.

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

CARDOSO, G. D.; MADRUGA, Z. E. de F. Etnomodelagem e o extrativismo de caranguejos: uma proposta para a introdução do conceito de função linear. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 3, p. 314–338, 2017. DOI: 10.24116/emd25266136v1n32017a04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/43. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos