Análise do sistema de conceito geométrico presente no livro didático do 4º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202119

Palavras-chave:

Organização do Ensino, Livro Didático, Conceitos Geométricos

Resumo

O objetivo deste texto é analisar sistema de conceito geométrico presente no livro didático Ápis do 4º ano do Ensino Fundamental. Questionamos qual a qualidade do ensino de conceitos geométricos, presente no livro didático, na direção e formação do pensamento matemático do estudante. Para esta análise, utilizamos a abordagem teórico-metodológica da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade no âmbito do materialismo histórico e dialético. Constatamos que, na organização pedagógica proposta pelo livro didático, o conteúdo trabalhado não se torna objeto de atenção e estudo por parte do estudante, as tarefas assumem uma direção técnica e repetitiva, voltadas para o como fazer e não ao porquê fazer, limitando o desenvolvimento das operações mentais, visto que se distanciam do objeto de estudo e seu processo histórico de produção, via para a unidade entre os sistemas de conceitos geométricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Elaine Sampaio. Atividade orientadora de ensino: princípios e práticas para a organização do ensino de Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 8, n. 15, p. 123-146, jan./jun. 2019.

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. “Por que aprender isso, professora?” Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural. 2011. 220f. Tese (Doutorado em Psicologia) — Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo. São Paulo.

BOGOYAVLENSKY, Dmitriy Nikolaevich; MENCHINSKAYA, Natalya Aleksandrovna. Relação entre aprendizagem e desenvolvimento psicointelectual da criança em idade escolar. In. LEONTIEV, Alexis Nikolaevich; VIGOTSKY, Lev Semenovitch; LURIA, Alexander Romanovich et al. Psicologia e Pedagogia: bases pedagógicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Tradução de Rubens Eduardo Farias. São Paulo: Editora Moraes, 2005, p. 63-85.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DANTE, Luiz Roberto. Ápis Matemática — 4º ano. São Paulo: Ática, 2013.

DAVÝDOV, Vasili. La ensenanza escolar y eldesarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Traducción de Marta Shuare. Moscou: Editorial Progresso, 1988.

DAVÝDOV, Vasili. What is real lerning activity? In: HEDEGARD, Mariane; LOMPASCHER, Joachim. Learning activity and development. Aarhus: Aarhus University Press, 1999, p. 123-138.

FERREIRA, Merly Palma. As bases para a organização do ensino de Geometria: uma análise sobre as tarefas escolares. 2017. 177f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Estadual de Maringá. Maringá.

GRANDO, Regina Célia. NACARATO, Adair Mendes. GONÇALVES, Luci Mara Gotardo. Compartilhando saberes em Geometria: investigando e aprendendo com nossos alunos. Caderno Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 39-56, jan./abr. 2008.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Actividad, conciencia, personalidad. Traducción de Librada Levyva Soler; Rosario Bilbao Crespo; Jorge Carlos Potrony García. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Rubens Eduardo Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LOCATELLI, Sueli Cristina. O ensino de Geometria: o que revelam as tarefas escolares? 2015. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Estadual de Maringá. Maringá.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch Obras escogidas II. 2. ed. Madrid: Centro de Publicaciones Del M.E.C. y Visor Distribuiciones, 2001.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch; LURIA, Alexander Romanovich. LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 1988, p. 103-117.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas I. Madrid: Centro de Publicaciones Del M.E.C. y Visor Distribuiciones, 1997.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Pensamiento y lenguaje. Traducción de José Maria Bravo. Madrid: Visor Dist, 1993.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

21-08-2021

Como Citar

FERREIRA, M. P.; MORAES, S. P. G. de. Análise do sistema de conceito geométrico presente no livro didático do 4º ano do Ensino Fundamental. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1–15, 2021. DOI: 10.46551/emd.e202119. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/3727. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos