Uso de objetos de aprendizagem no ensino da Lei dos Senos e da Lei dos Cossenos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202110

Palavras-chave:

Plataforma PhET, Vetores, Sequência de Ensino Investigativa

Resumo

Atualmente, o ensino de Matemática se apresenta em diversos contextos. A Trigonometria, por exemplo, pode ser lecionada de forma interdisciplinar e dinâmica. Neste sentido, é proposto investigar o ensino de Trigonometria, dando ênfase a Lei dos Senos e a Lei dos Cossenos, utilizando, para isso, objetos de aprendizagem. Nessa investigação, é realizada uma Sequência de Ensino Investigativa, auxiliada por um simulador da Plataforma PhET de modo a integrar os conteúdos de Trigonometria com os de Vetores. Os resultados da Atividade Avaliativa e do Questionário de Autoavaliação apontam que houve interação entre os estudantes durante a aula, bem como a apropriação de conceitos, ocorrendo assim os processos de ensino e de aprendizagem, de maneira a mostrar que existe relação entre a Trigonometria e Vetores. Assim, pode-se concluir que, a Plataforma PhET é uma alternativa didático-metodológica para se ensinar Trigonometria, a partir do estudo de Vetores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFONSO, Tarley; MALDONADO, Michelli. Um exemplo prático do uso da tecnologia como meio para o ensino de Matemática. Proceeding Series Of The Brazilian Society Of Computational And Applied Mathematics, Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 1-2, 2020.

AGUIAR, Eliane Vigneron Barreto; FLÔRES, Maria Lucia Pozzatti. Objetos de aprendizagem: conceitos básicos. In: TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; COSTA, Valéria Machado da; AVILA, Bárbara Gorziza; NEZ, Marta Rosecler; SANTOS, Edson Felix dos. (Org). Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014, p. 12-28.

ARAUJO, Rafael Enrique Gutiérrez; BRACH, Luis Andrés Castillo. Simuladores com o software GeoGebra como objetos de aprendizagem para o ensino da Física. Tecné, Episteme y Didaxis, Bogotá, n. 47, p. 201-216, jan./jun. 2020.

BORGES, Leila Bernardes. Modelagem Matemática no ensino de Trigonometria. 2020. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) — Instituto de Matemática e Estatística. Universidade Federal de Goiás. Goiânia.

BUENO, Simone; ALENCAR, Edvonete Souza de; MILLONES, Teresa Sofía Oviedo. Reflexões e desafios da resolução de problemas nas aulas de Matemática: um ensaio teórico. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 9-27, jan. 2017.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. (Org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: CENCAGE Learning, 2013, p. 1-20.

CRUZ, João Roberto Ursino da; MONTEIRO, Ana Maria. Requisitos para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem reutilizáveis para dispositivos móveis. CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 8, 2019, Brasília. Anais do CBIE2019. Brasília: SBC, 2019, p. 81-88.

FERNANDA, Edberto; REIS, Marcia Cristina dos. A semiótica e o design da informação no desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Ciência da Informação, Brasília, v. 48, n. 1, p. 23-40, 2019.

LAVOR, Otávio Paulino; MARTINS, Kaliane Morais de Lucena. Potencializando o ensino de Matemática através de objetos de aprendizagem. E-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 21, p. 173-186, maio/ago. 2020.

MACHADO, Maxiel de Mesquita. GeoGebra: uma proposta para o ensino de funções trigonométricas. 2020. 184f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) — Unidade Acadêmica de Matemática e Tecnologia. Universidade Federal de Goiás. Catalão.

MASOLA, Wilson de Jesus; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 7, p. 52-67, jan. 2019.

MELO, Ângelo Gomes de; SANTO, Mirley Luciene dos; ARAÚJO, Cleide Sandra Tavares. A experimentação, a problematização e o uso de recursos digitais na aplicação de uma sequência didática para o ensino de soluções no Ensino Médio. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 7, p. 1-30, jan. 2020.

MOURA, Patrícia de Souza; RAMOS, Maria do Socorro Ferreira; LAVOR, Otávio Paulino. Investigando o ensino de trigonometria através da interdisciplinaridade com um simulador da plataforma PhET. Reamec, Cuiabá, v. 8, n. 3, p. 573-591, set./dez. 2020.

OLIVEIRA, Gisele Pereira. O uso da história da Matemática e dos objetos de aprendizagem como ferramentas pedagógicas na formação de professores de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 7, n. 20, p. 126-138, jan. 2020.

OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus; PORTO, Cristiane de Magalhães; ALVES, André Luiz. Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralização à Educação. Acta Scientiarum, Maringá, v. 41, p. 1-11, jan. 2019.

OLIVEIRA, Sandra Alves de; REZENDE, Dayselane Pimenta Lopes; REIS, Andreia Rezende Garcia; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Vivências de professoras dos Anos Iniciais no trabalho com a resolução de problemas em uma formação continuada. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-27, jan. 2021.

PERIUS, Ana Amélia Butzen. A tecnologia aliada ao ensino de Matemática. 2012. 49f. Monografia (Especialização em Mídias na Educação) — Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cerro Largo.

RODRIGUES, Macelo Melazzo. Modelagem Matemática da voz, Trigonometria e Robótica: atividades interativas. 2020. 193f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Faculdade de Matemática. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia.

SANTOS, Fernanda dos. Argumentação em uma sequência de ensino investigativa envolvendo Química Forense. 2020. 139f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão.

SILVA, Carla Martins da; TEIXEIRA, Eliana Maria Mallmann; MÜLLER, Thaísa Jacintho. Objetos de aprendizagem no ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Itabaiana, v. 4, n. 1, p. 82-96, jan./jun. 2019.

SILVA, Dalmo Rodrigues da; SEVERIANO, Eusiléa Pimenta Roquete; URZÊDA, Rhêmora Ferreira da Silva. A utilização de AVA’s, apps e games na aprendizagem de Matemática em um curso de Pedagogia. Revista de Ciências Sociais Aplicada, Santos, v. 1, p. 1-5, jan. 2020.

TADIELLO, Rafaela Bressan. Sequência de ensino investigativa e práticas laboratoriais: novos olhares sobre o ensino de Ciências. 2020. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) — Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-04-10

Edição

Seção

Dossiê — Integração das Tecnologias Digitais na Educação Matemática