Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de Matemática: análise de um curso de extensão

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DOI:

https://doi.org/10.24116/emd25266136v1n22017a06

Resumo

O presente artigo tem como propósito analisar o potencial de um curso de extensão para o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática em uma perspectiva inclusiva. Esse estudo, de natureza qualitativa, é um recorte de uma pesquisa de mestrado e se insere no campo da Formação de Professores para uma Educação Matemática Inclusiva e utilizou: observação, questionário, diário de campo, gravações em áudio e vídeo dos encontros e registros produzidos pelos participantes ao longo do curso como fontes para a produção de dados. Os resultados evidenciam que o curso, além de sensibilizar os participantes em relação à Educação Matemática Inclusiva, contribuiu para a mobilização de saberes relacionados ao ensino de Matemática para alunos com deficiência visual tanto em relação ao conteúdo matemático e sua didática, quanto relacionados à organização da classe e produção de materiais.

Palavras-chave: Educação Matemática Inclusiva. Formação de professores. Deficiência visual.

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Publicado

01-08-2017

Como Citar

MARTINS, M.; FERREIRA, A. . Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de Matemática: análise de um curso de extensão. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 2, p. 220–245, 2017. DOI: 10.24116/emd25266136v1n22017a06. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/31. Acesso em: 26 abr. 2024.

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Artigos