Olhar profissional para a docência com tecnologia: um estudo na formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202103

Palavras-chave:

Educação Matemática, Professores de Matemática, Tecnologias Digitais, Competência de Observar com Sentido

Resumo

No artigo discutimos a competência do Olhar Profissional numa pesquisa com três professores de Matemática num curso de formação continuada com o objetivo de identificar a mobilização de conhecimentos pelo professor que indicam o desenvolvimento dessa competência para o ensino com tecnologia. A fundamentação veio do processo reflexivo docente na perspectiva da reflexão coletiva envolvendo vivências para a reconstituição das práticas e, quanto aos conhecimentos docentes para ensinar com Tecnologia, o apoio esteve no modelo TPACK. A metodologia foi qualitativa, do tipo estudo de caso, com coleta de dados feita por observação, entrevistas e recolha dos materiais produzidos nos encontros de formação, com análise interpretativa. Concluímos que no processo formativo desenvolvido houve mobilização de conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e matemáticos, a qual foi percebida em um contexto de observação das tarefas envolvidas e das manifestações do raciocínio dos alunos, apontando possibilidades de ampliação do Olhar Profissional dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADLER, Jill. A language of teaching dilemmas: unlocking the complex multilingual secondary mathematics classroom. For the Learning of Mathematics, v. 18, n. 1, p. 24-33, jan./apr. 1998.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

BITTAR, Marilena; GUIMARÃES, Sheila Denize; VASCONCELLOS Mônica. A integração da tecnologia na prática do professor que ensina Matemática na Educação Básica: uma proposta de pesquisa-ação. Revemat, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 84-94, 2008.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvez, Sara Bahia dos Santos, Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto, 1994.

FORTUNY, Josep. M.; RODRÍGUEZ, R. Aprender a mirar con sentido: facili¬tar la interpretación de las interacciones en el aula. Avances de Investigación en Educación Matemática, Granada, v. 1, n. 1, p. 23-37, ene./jun. 2012.

GAMBOA Silvio Sanchez. Tendências epistemológicas: dos tecnicismos e outros “ismos” aos paradigmas científicos. In: SANTOS FILHO, José Camilo; GAMBOA, Silvio Sanchez (Org). Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2000, p. 60-83.

HARRIS, Judith; MISHRA, Punyahloke; KOEHLER, Matthey J. Teachers’ technological pedagogical content knowledge and learning activity types: curriculum-based technology integration reframed. Journal of Research on Technology in Education, v. 41, n. 4, p. 393-416, 2009.

HIEBERT, James; MORRIS, Anne K.; GLASS, Brad. Learning to learn to teach: an “experiment” model for teaching and teacher preparation in Mathematics. Journal of Mathematics Teacher Education, n. 6, p. 201-222, sep. 2003.

HUGHES, Joan. Technology learning principles for preservice and in-service teacher education. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, Waynesville, v. 4, n. 3, p. 345-362, 2004.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2006.

KIILL, Ayrton Araújo; RIBEIRO, Rogério Marques. A reflexão sobre a prática e o discurso de professores: um estudo de caso. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-15, 2020.

LAMPERT, Magdalene. What can research on teacher education tell us about improving quality in Mathematics Education? Teaching and Teacher Education, v. 4, n. 2, p. 157-170, 1988.

LLINARES, Salvador. ¿Cómo dar sentido a las situaciones de enseñanza-aprendizaje de las Matemáticas? Algunos aspectos de la competencia docente del profesor. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, Costa Rica, v. 11, n. 15, p. 57-67, jun. 2016.

LLINARES, Salvador. Competencias docentes del maestro en la docencia en Matemáticas y el diseño de programas de formación. Uno — Revista de Didáctica de las Matemáticas, Barcelona, n. 51, p. 92-101, abr. 2009.

LLINARES, Salvador. Formación de profesores de Matemáticas: caracterización y desarrollo de competencias docentes. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMATICA, 13, 2011, Recife. Actas del XIII CIAEM. Recife: IACME/UFPE, 2011, p. 1-9.

LLINARES, Salvador. Professional Noticing: a component of the Mathematics teachers’ professional practice. Sisyphus, Lisboa, v. 1, n. 3, p. 76-93, jan./abr. 2013.

LOBO DA COSTA, Nielce Meneguelo; FIGUEIREDO, Sonner Arfux de. A competência de "olhar profissionalmente" o ensino da Matemática em um entorno Tecnológico: algumas características. In: SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2018, Campo Grande. Anais do XII SESEMAT. Campo Grande: UFMS, 2018, p. 119-131.

LOBO DA COSTA, Nielce Meneguelo; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. A integração das tecnologias digitais ao ensino de Matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educucação Matemática, Campo Grande, v. 8, n.16, p. 99-120, jan./abr. 2015.

MASON, Jennifer. Qualitative researching. 2ed. Ed. London: Sage Publications, 2002.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthey J. Technological Pedagogical Content Knowledge: a new framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.

NIESS, Margaret. Mathematics Teachers Developing Technology, Pedagogy and Content Knowledge (TPACK). In: INTERNATIONAL CONFERENCE SOCIETY FOR INFORMATION TECHNOLOGY & TEACHER EDUCATION, 2008, Las Vegas. Proceedings of SITE. Waynesville: AACE, 2008, p. 5297-5304.

ROONEY, Donna; BOUD, David. Toward a pedagogy for professional noticing: Learning through observation. Vocations and Learning, v. 12, n. 3, p. 441-457, 2019.

SÁNCHEZ-MATAMOROS, Glória; FERNÁNDEZ, Ceneida; LLINARES, Salvador. Developing pre-service teachers’ noticing students’ understanding of the derivative concept. International Journal of Science and Mathematics Education, n. 13, p. 1305-1329, dec. 2015.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-23, feb. 1987.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2. p. 4-14, feb. 1986.

YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Ana Thorell. Porto Alegre: Boookman, 2001.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Tradução de Afonso José Carmona Teixeira, Maria João Carvalho, Maria Nóvoa. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

28-01-2021

Como Citar

FIGUEIREDO, S. A. de .; LOBO DA COSTA, N. M.; LLINARES, S. Olhar profissional para a docência com tecnologia: um estudo na formação continuada. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1–23, 2021. DOI: 10.46551/emd.e202103. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2855. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos