Planejamento escolar na concepção docente: uma reflexão sobre a práxis pedagógica

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DOI:

https://doi.org/10.24116/emd25266136v1n22017a03

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a práxis docente a partir de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na disciplina Projeto Integrado de Prática Educativa III (PIPE III) do curso Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP-UFU). O objetivo do trabalho era analisar as diferentes metodologias da práxis pedagógica de um professor de Matemática, buscando compreender as implicações que o planejamento escolar pode trazer para o contexto da sala de aula. A pesquisa consistiu em entrevistar um professor de Matemática do Ensino Médio, evidenciando concepções que envolvem sua postura e práxis de ensino, bem como possibilitou reflexões para a formação inicial. Constatou-se a necessidade de readequação do planejamento realizado pelo professor com a realidade escolar e o diálogo na relação professor-aluno, evidenciando dificuldades e elementos pedagógicos que circundam o processo de ensino e de aprendizagem em Matemática.

Palavras-chave: Planejamento. Práxis pedagógica. Matemática. Diálogo.

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Publicado

01-08-2017

Como Citar

OLIVEIRA, C.; SANTOS, A. de S. Planejamento escolar na concepção docente: uma reflexão sobre a práxis pedagógica. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 2, p. 154–172, 2017. DOI: 10.24116/emd25266136v1n22017a03. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/28. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos