Dossiê — Implicações da pandemia à pesquisa em Educação Matemática

20-09-2021

Educação Matemática Debate, eISSN 2526-6136, comunica a abertura de chamada para o dossiê Implicações da pandemia à pesquisa em Educação Matemática: reflexões teórico-metodológicas na formação de professores e na prática pedagógica.

A formação de professores(as) constitui-se desafio, não só no Brasil, como também em diversos países de distintos continentes. Iniciativas são, recorrentemente, implementadas para que os impactos da formação sejam amenizados com a indução, inserção e iniciação profissional na Educação Básica como, por exemplo, programas de iniciação à docência, residência pedagógica, práticas de estágios com aprendizagens situadas no contexto de acompanhamento/supervisão dos(as) alunos(as) dos cursos de licenciatura, entre outros. Contudo, os esforços das práticas presenciais de ensino (de formação e atuação) foram bruscamente interrompidos mundialmente em 2020 com a declaração, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que o novo coronavírus (SARS CoV-2) era/é uma ameaça para a saúde pública, acarretando o status de pandemia. Com isso, desde março de 2020, temos enfrentado uma crise nos Sistemas de Saúde e, para contenção das taxas de transmissão viral, o distanciamento social foi instituído como medida protetiva e atividades consideradas não essenciais foram suspensas.

Assim, com a pandemia decorrente da COVID-19, inúmeros desafios foram apresentados para diversos setores da sociedade em geral e, particularmente, ao campo educacional e à formação de professores(as). Neste contexto, o convite para participação no presente dossiê representa momento importante de divulgação da produção do conhecimento de estudos e pesquisas desenvolvidas neste período histórico do/no mundo.

Logo, compreendemos que o tempo presente anuncia a necessidade de olharmos para o passado e perspectivarmos o futuro na busca de novos rumos durante e pós-pandemia, bem como suas implicações à sociedade em geral e, particularmente, à formação de professores(as) que ensinam Matemática e à atuação nas escolas e espaços não escolar. Acertadamente, os(as) professores(as) e os(as) alunos(as) não serão mais os mesmos quando do retorno às atividades presenciais nas instituições de ensino, e discutir, repensar e projetar avanços significa questionar: O que aprendemos com a pandemia? Que formação e atuação “no” e “para o” ensino de Matemática queremos?

Nomeadamente, as temáticas que esperamos para submissão, são aquelas que primem por reflexões acerca dos impactos da COVID-19 à pesquisa em Educação Matemática. Espera-se que os artigos apresentados para apreciação ao dossiê apontem novas perspectivas, levem à reflexão e uma melhor compreensão para o aprimoramento da Educação Matemática. Com isso, estudos e experiências sobre formação inicial, inserção na docência, programas de indução, formação continuada e a prática docente no ensino de tópicos matemáticos ganham espaço para a discussão que abrimos com a presente chamada.

Sobre o trâmite de avaliação das propostas submetidas, embora os autores possam submeter à apreciação da Educação Matemática Debate quantos artigos desejarem, cada autor só poderá ter um artigo efetivamente publicado no dossiê proposto, seja como autor ou coautor.

Os textos devem ser submetidos diretamente pelo(s) autor(es) na plataforma OJS da Educação Matemática Debate, na qual estão também disponíveis as normas para elaboração dos artigos.

No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção Dossiê — Implicações da Pandemia à Pesquisa em Educação Matemática, para que o artigo seja encaminhado aos editores convidados, respeitando-se o prazo de 31 de janeiro de 2022. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular da revista.

Os professores e pesquisadores Dr. Klinger Ciríaco, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Dr. Carloney Alves de Oliveira, do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) atuarão como editores convidados. Informações sobre esse dossiê podem ser encaminhadas para os editores, no e-mail klinger.ciriaco@ufscar.br, com o título da mensagem “Dossiê Ed. Mat. Debate: Pandemia”.

Gilberto Januario & Janine Mota
        — Editores da EMD —