Nova Política Editorial

16-09-2021

Em 2022, a revista Educação Matemática Debate completa seis anos de publicação acadêmica. Desde sua criação e primeira publicação, o Conselho Editorial tem buscado por sua qualificação e maior inserção na comunidade acadêmica que investiga em Educação Matemática.

Buscando atender aos padrões editoriais das principais bases de dados, o site da revista é disponibilizado nos idiomas Português, Inglês e Espanhol; todos os artigos possuem o DOI como identificador digital e apresentam títulos, resumos e palavras-chave nos três idiomas.

Nesses quase seis anos, a Educação Matemática Debate integra bases de dados com significativa inserção em diferentes países de distintos continentes, dentre as quais destacamos a Redalyc, Dialnet, DOAJ, Latindex, Redib, Biblat e Periódicos CAPES. No Google Scholar, a revista possui índice h5 igual a 5, o mesmo alcançado por importantes e consolidados periódicos da área, além de estar acima do índice de outras revistas.

Com os objetivos de ampliar o alcance de suas publicações, democratizar o acesso a seus artigos e contribuir com pesquisas e práticas em Educação Matemática, foi atualizado o seu template, o qual passa a detalhar as normas editoriais e melhor auxiliar os autores que buscam a Educação Matemática Debate como veículo para publicizar resultados de seus estudos.

Também, com o propósito de impulsionar o processo de internacionalização, a revista passa a adotar a publicação bilíngue de parte de seus artigos. Os autores que optarem por esse tipo de publicação, precisarão indicar a disponibilidade de tradução para publicação no idioma Inglês.

A tradução será realizada por equipe externa ao periódico, devidamente credenciada. Os custos de tradução são de responsabilidade dos autores. No caso em que a submissão seja feita em Inglês, os autores precisam arcar com a revisão feita pela equipe credenciada pela revista.

As submissões em que seus autores manifestarem disponibilidade de tradução para o Inglês terão prioridade no fluxo editorial e, como consequência, na publicação.

As submissões e publicações passam a ter o seguinte o fluxo editorial:

  • Submissão — Nesse estágio, o autor faz a submissão e insere o arquivo sem quaisquer identificações de autoria: nomes, afiliações institucionais, e-mails, Orcid e menções a trabalhos dos autores ao longo do texto devem ser excluídos.
  • Desk Review I — Nesse estágio, a Equipe Editorial analisa se a submissão está no escopo do periódico e se todas as orientações e especificações deste template foram atendidas. Também se utiliza software para checar plágio ou autoplágio. Atenção: submissão que não atenda exatamente ao que se especifica neste template será recusada neste estágio.
  • Avaliação — Caso a submissão esteja no escopo da Educação Matemática Debate e atenda as especificações deste template, a Equipe Editorial enviará para análise por pareceristas ad hoc, via sistema double blind peer review.
  • Decisão Editorial I — Nesse estágio são enviados aos autores os pareceres emitidos. Podem ser três casos de decisão editorial: (a) artigo aprovado mediante adequações, ou seja, a submissão precisa de revisão em sua escrita a partir do que os pareceristas indicaram e, no prazo de 15 (quinze) dias, o artigo revisado deve ser postado no sistema da submissão; (b) artigo deve ser submetido novamente para avaliação, ou seja, a submissão precisa de revisão em sua escrita a partir do que os pareceristas indicaram e, no prazo de 20 (vinte) dias, o artigo revisado deve ser postado no sistema da submissão para uma nova rodada de avaliação, preferencialmente, pelos mesmos pareceristas da rodada anterior; e (c) artigo reprovado.
  • Desk Review II — Considerando a aprovação mediante ajustes, a Equipe Editorial analisa os arquivos postados pelo autor, quais sejam, (i) artigo revisado e (ii) arquivo listando as sugestões atendidas e justificando aquelas não atendidas, conforme os pareceres. Neste estágio, novamente é checado se as orientações e especificações deste template foram atendidas.
  • Decisão Editorial II — a Equipe Editorial comunica aos autores o aceite da submissão.
  • Diagramação — Nesse estágio é feita a diagramação do artigo, o que inclui a inserção dos metadados dos autores, o DOI, a paginação, a identificação do volume, número e periodicidade da publicação. Novamente, verifica-se as normas e especificações deste template.
  • Tradução (apenas para quem optou pela publicação bilíngue) — a Equipe Editorial encaminhará o artigo diagramado para os autores e informará o contato da equipe de tradução. Nesse estágio do fluxo editorial, os autores precisam entrar em contato com a equipe e providenciar a tradução ou correção do texto já traduzido, se for o caso. Após a tradução, ou revisão, a equipe tradutora enviará o texto para os autores analisar e aprovar.
  • Envio do artigo traduzido (apenas para quem optou pela publicação bilíngue) — após a aprovação pelos autores, a equipe de tradução enviará o artigo diretamente para a Equipe Editorial.
  • Publicação — o artigo é publicado pelo sistema rolling pass, deposita-se o DOI na Crossref, faz-se a marcação em bases indexadoras, e comunica-se aos autores.

Agradecemos aos leitores, autores, revisores e demais colaboradores pelo apoio constante que têm dado à Educação Matemática Debate e que têm considerado a revista como veículo de produção científica e de divulgação de suas pesquisas.

Gilberto Januario & Janine Mota
       — Editores da EMD —