Dossiê — Integração das tecnologias digitais na Educação Matemática

2020-06-16

Educação Matemática Debate, periódico editado pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMat) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), eISSN 2526-6136, comunica que está aberta, até 30 de novembro de 2020, chamada para dossiê sobre a integração das tecnologias digitais na Educação Matemática, a ser publicado a partir de janeiro de 2021, pelo formato rolling pass.

O convite para a organização de dossiê da revista Educação Matemática Debate é um importante momento de divulgação de pesquisas para uma temática que está sempre se inovando e apresentado novos desafios para a educação.

Assim, fazer parte desse movimento e tentar se aprofundar nas questões que envolvem o ensino e a aprendizagem na referida temática, é o objetivo do dossiê que pode ser expresso como a integração das tecnologias digitais na Educação Matemática. Questões que envolvem elementos teóricos sobre o tema e pedem novos olhares e direções devem embasar as propostas de artigos submetidos. Como estudos já realizados impactam na Educação Matemática? Que novas tecnologias digitais estão se configurando como promissoras para esse impacto? Como pesquisadores, escolas, professores e alunos se atualizam e se organizam em torno dessa temática?

Espera-se que os artigos apresentados nesse dossiê apontem novas perspectivas, levem à reflexão e uma melhor compreensão para o aprimoramento da Educação Matemática.

Sobre o trâmite de avaliação das propostas submetidas, embora os autores possam submeter à apreciação da Educação Matemática Debate quantos artigos desejarem, cada autor só poderá ter um artigo efetivamente publicado no dossiê proposto, seja como autor ou coautor.

Os textos devem ser submetidos diretamente pelo(s) autor(es) na plataforma OJS da revista, na qual estão também disponíveis as normas para elaboração dos artigos.

No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção Dossiê — Integração das tecnologias digitais na Educação Matemática, para que o artigo seja encaminhado à editora convidada, respeitando-se o prazo de 30 de novembro de 2020, sem possibilidade de prorrogação. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular da revista.

A professora e pesquisadora Celina A. A. P. Abar, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), atuará como editora convidada. Informações detalhadas sobre esse dossiê podem ser encaminhadas para a editora, no e-mail abarcaap@pucsp.br , com o título da mensagem “Dossiê Ed. Mat. Debate”.

Celina A. A. P. Abar — Editora Convidada
Edson Crisostomo — Editor
  Gilberto Januario — Editor
Janine Freitas Mota — Editora