Competitividade dos produtos brasileiros no comércio internacional: uma análise por meio da vantagem comparativa revelada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/epp2025v13n0203

Palavras-chave:

Indicadores de desempenho comercial, Especialização exportadora, Parcerias estratégicas, Diversificação da pauta exportadora, Inserção internacional.

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a competitividade do Brasil no comércio internacional por meio do Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR), considerando seus principais parceiros comerciais — Estados Unidos, China, Argentina e três países da União Europeia. A pesquisa utiliza dados do Secex, MDIC e FMI, articulando a teoria das vantagens comparativas ao modelo gravitacional do comércio para examinar a relação entre porte econômico, distância e intensidade dos fluxos bilaterais. Os resultados mostram que o Brasil mantém vantagem comparativa elevada em commodities agrícolas e minerais, especialmente soja, café, petróleo e minério de ferro, que respondem pela maior parte das exportações para mercados asiáticos e europeus. Em contraste, setores manufatureiros, como o automotivo, exibem competitividade limitada, embora tenham relevância regional, sobretudo nas relações com a Argentina. A análise conjunta do IVCR e do modelo gravitacional evidencia a dependência estrutural do país de produtos primários e as restrições à expansão em bens de maior valor agregado. Conclui-se que o Brasil necessita de políticas industriais, tecnológicas e logísticas que ampliem a diversificação da pauta exportadora e fortaleçam sua inserção em cadeias globais de maior complexidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Faria de Abreu Campos, Universidade Federal de Viçosa -UFV

Pós-Doutor em Economia Aplicada (2023) pela Universidade Federal de Viçosa (PPGEA/UFV), Doutor em Economia Aplicada (2021) pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG), Mestre em Economia Aplicada (2016) pela Universidade Federal de Viçosa (PPGEA/UFV), Bacharel em Ciências Econômicas (2014) pela Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV) e Técnico em Administração de Empresas (2008), com ênfase em Gestão de Negócios, pelo Centro de Educação Tecnológica Gal. Edmundo de Macedo Soares e Silva da Fundação Companhia Siderúrgica Nacional (CET/Fundação CSN). Atualmente, Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV) e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Viçosa (PPGE/UFV), Coordenador da Liga Acadêmica Newton Paulo Bueno (Lanp) de Economia Comportamental e Conselheiro em Administração da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). Foi Coordenador (2020-2023) do Urban and Regional Economics Working Group (URE-WG) na Young Scholars Initiative of Institute for New Economic Thinking (YSI/INET), Pesquisador (2022-2023) do Grupo de Inovação e Desenvolvimento (Gpid) no Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV), Professor (2022) no Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa) e no Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia), Professor Substituto (2020-2022) na Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV), Pesquisador (2016-2021) no Núcleo de Estudos em Modelagem Econômica e Ambiental Aplicada do Cedeplar-UFMG (Nemea/Cedeplar-UFMG), Visiting Scholar pela Fulbright (2018-2019) no Regional Economics Applications Laboratory at the University of Illinois at Urbana-Champaign (REAL/UIUC), Consultor (2017-2018) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Projeto Rural Sustentável (PRS) e Pesquisador (2016-2017) da Sub-Rede de Economia na Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima). Possui experiência em Modelagem Econômica e Ambiental Aplicada via, principalmente, Modelagem Baseada em Agentes, Dinâmica de Sistemas, Análise de Redes Sociais, Equilíbrio Geral Computável e Métodos Quantitativos. Área de atuação: Economia dos Recursos Naturais e Ambientais.

http://lattes.cnpq.br/5407436872880213

Micael Alessandro Ferreira Lopes , Universidade Federal de Viçosa - UFV

Graduado em Ciências Econômicas - Universidade Federal de Viçosa.

http://lattes.cnpq.br/6249339345240789

Letícia Aparecida de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Possui graduação e mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), respectivamente. Atualmente, é doutoranda em Economia Aplicada na UFV e tem interesse na área de saneamento básico.

http://lattes.cnpq.br/0518086170401391

Downloads

Publicado

22-12-2025

Como Citar

Faria de Abreu Campos, R., Alessandro Ferreira Lopes , M., & Aparecida de Oliveira, L. (2025). Competitividade dos produtos brasileiros no comércio internacional: uma análise por meio da vantagem comparativa revelada. Revista Economia E Políticas Públicas, 13(02), 48–70. https://doi.org/10.46551/epp2025v13n0203

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.