CELSO FURTADO E A REVISÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO: O ESTUDO DA VENEZUELA EM DOIS TEMPOS 1957 E 1974

Autores

  • Rafael Gonçalves Gumiero Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Resumo

Resumo: O tema do subdesenvolvimento foi notório principalmente após a Segunda Guerra Mundial e mobilizou uma vanguarda teórica nos países centrais. A ideia de diálogo foi forte entre teóricos do centro com os da periferia na sistematização do subdesenvolvimento e proporcionou que a interpretação desse fenômeno fosse ressignificada pelo trânsito de ideias.
Dentro do universo composto pelas interpretações do subdesenvolvimento, o objetivo geral nesse artigo foi optar por um recorte menor, o estudo de Celso Furtado Ensaios sobre a Venezuela: subdesenvolvimento com abundância de divisas (2008), organizado pelo Centro Internacional Celso Furtado (Arquivos Celso Furtado) o qual, é composto por dois estudos que possibilitam analisar dois momentos do pensamento deste autor. Assim, os objetivos específicos nesse trabalho são: 1) analisar, no primeiro estudo
intitulado O desenvolvimento recente da economia venezuelana (1957) a interpretação dos conceitos de subdesenvolvimento e desenvolvimento de Furtado e 2) analisar a ressignificação desses conceitos no segundo estudo de Furtado intitulado Notas sobre a economia venezuelana e suas perspectivas atuais (1974).


Palavras-chave: circulação de ideias, Furtado, subdesenvolvimento, Venezuela, educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Gonçalves Gumiero, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Doutor em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Pós-doutorando do Programa de Pós- Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

Referências

CÊPEDA, Vera Alves. Raízes do pensamento político de Celso Furtado: desenvolvimento, nacionalidade e Estado democrático. 1998. 236 f.

Dissertação (Mestrado em Ciência Política) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1998.

______. O Pensamento político de Celso Furtado: desenvolvimento e democracia. In: PEREIRA, L. C. B. (Org). A grande esperança em Celso

Furtado: ensaios em homenagem aos seus 80 anos. São Paulo: Editora 34, 2001.

FURTADO, Celso. Desenvolvimento e Subdesenvolvimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1963.

_____. Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

_____. O desenvolvimento recente da economia venezuelana. In: Furtado, Celso. Ensaios sobre a Venezuela: subdesenvolvimento com abundância de divisas. Rio de Janeiro: Contraponto. Arquivos Celso Furtado; v. 1, 2008.

______. Notas sobre a economia venezuelana e suas perspectivas atuais. In: Furtado, C. Ensaios sobre a Venezuela: subdesenvolvimento com abundância de divisas. Rio de Janeiro: Contraponto. Arquivos Celso Furtado;v. 1, 2008.

GUMIERO, Rafael Gonçalves. Diálogo das teses do subdesenvolvimento de Rostow, Nurkse e Myrdal, com a teoria do desenvolvimento de Celso Furtado. São Carlos: UFSCar – Programa de Pós Graduação em Ciência Política (Dissertação de Mestrado), 2011.

LOVE, Joseph. A construção do Terceiro Mundo: teorias do subdesenvolvimento na Romênia e no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

MANNHEIM, Karl. “O conceito sociológico do pensamento”, “O problema do intelectual”. In: FORACCHI, Marialice.; FERNANDES, Florestan (Org). São Paulo: Ática, 1982.

MYRDAL, Gunnar. Teoria Econômica e Regiões Subdesenvolvidas. Rio de Janeiro: Editora Saga, 1965.

NURKSE, Ragnar. Problemas da Formação de Capital em Países Subdesenvolvidos. Editora Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 1957.

OLIVEIRA, Francisco. A navegação venturosa: ensaios sobre Celso Furtado. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

PERROUX, François. O conceito de Pólos de Crescimento. In: SCHWARTZMAN, Jacques. Economia Regional – textos escolhidos. Belo

Horizonte, Cedeplar, 1977.

POCOCK. John. Linhagens do pensamento do ideário político. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003.

ROSENSTEIN-RODAN, P. N. Notas da teoria do Big Push. In: ELLIS, Howard e WALLICH, Henry. Desenvolvimento Econômico na América Latina. Fundo da Cultura, 1964.

______. Problemas de industrialização da Europa do Leste e do Sudeste. In: AGARWALA; SINGH (Org). A economia do subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto: Centro Internacional Celso Furtado, 2010.

ROSTOW, Walt. Etapas do desenvolvimento econômico – um manifesto não-comunista. Rio de Janeiro: Zahar Editôres, 1961.

SKINNER, Quentin. As Fundações do Pensamento Político Moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Downloads

Publicado

2021-04-05

Como Citar

Gumiero, R. G. . (2021). CELSO FURTADO E A REVISÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO: O ESTUDO DA VENEZUELA EM DOIS TEMPOS 1957 E 1974. Revista Economia E Políticas Públicas, 4(2), 79–98. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/4034

Edição

Seção

Artigos