A ESCOLA COMO ESPAÇO FORMADOR:
REFLEXÕES SOBRE A CENTRALIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 4/2024.
DOI :
https://doi.org/10.46551/259498102025017Mots-clés :
Estágio Curricular SupervisionadoRésumé
Este artigo analisa os novos contornos atribuídos ao Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação inicial de professores a partir da Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024. O documento legal reafirma o papel do estágio como eixo articulador entre teoria e prática, propondo uma formação situada, progressiva e crítica. A pesquisa, de caráter qualitativo e natureza teórico-documental, fundamenta-se em autores que discutem a profissionalização docente e a construção da identidade profissional, articulando esses referenciais com os dispositivos normativos. Conclui-se que o protagonismo do ECS está associado à sua centralidade na formação, à inserção ativa do licenciando no cotidiano escolar e à valorização da escola como espaço formador.
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