A ESCOLA COMO ESPAÇO FORMADOR:

REFLEXÕES SOBRE A CENTRALIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 4/2024.

Auteurs

  • Huagner Cardoso da Silva Unimontes
  • Liliane Campos Machado

DOI :

https://doi.org/10.46551/259498102025017

Mots-clés :

Estágio Curricular Supervisionado

Résumé

Este artigo analisa os novos contornos atribuídos ao Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação inicial de professores a partir da Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024. O documento legal reafirma o papel do estágio como eixo articulador entre teoria e prática, propondo uma formação situada, progressiva e crítica. A pesquisa, de caráter qualitativo e natureza teórico-documental, fundamenta-se em autores que discutem a profissionalização docente e a construção da identidade profissional, articulando esses referenciais com os dispositivos normativos. Conclui-se que o protagonismo do ECS está associado à sua centralidade na formação, à inserção ativa do licenciando no cotidiano escolar e à valorização da escola como espaço formador.

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Huagner Cardoso da Silva, Unimontes

Professor da Unimontes. Doutorando em Educação pela UnB.

Liliane Campos Machado

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UnB. Doutora em Educação.

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Publiée

2025-05-16

Comment citer

Cardoso da Silva, H., & Campos Machado, L. (2025). A ESCOLA COMO ESPAÇO FORMADOR:: REFLEXÕES SOBRE A CENTRALIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 4/2024. Revista Ciranda, 9(01), 104–116. https://doi.org/10.46551/259498102025017

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