UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Rosana Cássia Rodrigues Andrade UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102022012

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado Formação de Professores. Relatórios de estágio

Resumo

Embora o estágio na formação de professores venha sendo objeto de muitas pesquisas, não se percebem resultados significativos desses estudos na dinâmica de seu desenvolvimento nas universidades. Nesse sentido pode-se afirmar que o estágio curricular clama por novos sentidos, o que tem instigado os pesquisadores a novas buscas. No contexto dessa problemática, emergiu a questão orientadora dessa pesquisa: O que os relatórios de estágio dos alunos do curso de Pedagogia revelam sobre o Estágio Supervisionado na formação do professor para atuar no ensino básico?  Em consonância com os objetivos propostos, optamos por uma abordagem qualitativa de investigação, realizando pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, selecionando 10 relatórios de estágio supervisionado   do curso de Pedagogia. A partir da leitura dos relatórios foram definidas 3 categorias de análise: 1) estágio como pesquisa 2) O estágio na perspectiva reflexiva 3) estágio relação teoria e prática. Nos relatórios analisados, constatamos que o estágio supervisionado traz de forma recorrente a reflexão como fio condutor, e são considerados como um espaço de pesquisa, visando favorecer maior conhecimento da realidade do profissional docente, a partir da problematização, teorização, reflexão, intervenção e redimensionamento da ação. Apontam também a dificuldade de se romper com a dicotomia entre teoria e prática na formação do professor. Apesar desta dificuldade, percebe-se grande empenho na busca de soluções que permitam transpor os entraves que se colocam.

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Biografia do Autor

Rosana Cássia Rodrigues Andrade, UNIMONTES

Doutora pela PUC - SP.
Docente do Departamento de Estágios e Práticas Escolares na Universidade Estadual de
Montes Claros (Unimontes)

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Rodrigues Andrade, R. C. (2022). UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Ciranda, 6(01), 185–197. https://doi.org/10.46551/259498102022012

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