FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA UNIMONTES: CONTRIBUIÇÃO NA UNIVERSIDADE E IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DOCENTE.

Autores

  • Dayse Magna Santos Moura UNIMONTES
  • Alda Aparecida Vieira Moura UNIMONTES
  • Eduardo Junio Santos Moura UNIMONTES
  • Huagner Cardoso da Silva UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102022025

Palavras-chave:

Docente, Formação Continuada, Políticas Públicas

Resumo

Tema de grandes discussões no meio educacional a formação continuada de professores em serviço, vem ao longo dos anos provocando no meio grandes transformações devido às exigências na carreira dos professores universitários, O objetivo geral deste estudo é investigar a formação continuada dos docentes da Unimontes no Centro de Ciências Humanas – CCH adquiridas nos anos de 2015 a 2020 e as implicações dessa formação na vida do profissional e saúde do docente. Como objetivos específicos vamos investigar a situação em que se passou a formação do profissional no que diz respeito à questão estrutural no momento dos estudos, refletir sobre as políticas de formação para esse profissional e verificar se o professor adquiriu problemas de saúde/patologia durante a formação docente. Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de expor ao corpo discente e a toda comunidade acadêmica, a importância da luta dos profissionais por formação continuada. Importante salientar que o CCH é o centro que sustenta em torno de 82% dos cursos da Universidade. Destacar que por  problemas causados pelo período da pandemia da Covid 19, a pesquisa foi adaptada no formato on-line, devido às limitações do momento. Como técnica de pesquisa utilizou-se o  questionário via google forms o qual também obedeceu as limitações do período foi realizado somente no curso de Pedagogia, que comporta grande número de professores entretanto nos limitamos a dois departamentos, Estágios e Práticas Escolares, Educação e Métodos e Técnicas Educacionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayse Magna Santos Moura, UNIMONTES

Doutora. Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Alda Aparecida Vieira Moura, UNIMONTES

Doutora. Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Eduardo Junio Santos Moura, UNIMONTES

Doutor. Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Huagner Cardoso da Silva , UNIMONTES

Mestre. Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Referências

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

DEMO, Pedro. Elementos metodológicos da pesquisa participante. In: BRANDÃO,C R. (ORG.) Repensando a pesquisa participante. São PAULO: Brasileiense, 1983.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

________________. Métodos e técnicas de pesquisa social - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2009.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. 17. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

SANTOS, L. L. C. Dimensões pedagógica e política da formação contínua. Belo Horizonte, Revista Tessituras n. 1, fev. 1998.

SANTOS, L.L.C.P. Dimensões Pedagógicas e Políticas da Formação Contínua. In: VEIGA, I. P. A (Org.).Caminhos da Profissionalização do Magistério. 2.Ed.Campinas: Papirus, 2001. P.75-98.

PRIGOL, Edna Liz ‐ BEHRENS, Marilda Aparecida. A formação continuada do docente do ensino superior e sua relação com sua prática pedagógica. X-ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. (http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/100-0.pdf)

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Santos Moura, D. M., Vieira Moura, A. A., Santos Moura, E. J., & Cardoso da Silva , H. (2022). FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA UNIMONTES: CONTRIBUIÇÃO NA UNIVERSIDADE E IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DOCENTE. Revista Ciranda, 6(02), 188–203. https://doi.org/10.46551/259498102022025

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)