JOGOS POPULARES E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - SIGNIFICADOS PARA OS(AS) UNIVERSITÁRIOS(AS) DE MONTES CLAROS - MG

Autores

  • Saymon Dias Alves
  • Carla Chagas Ramalho UFRJ , UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102022019

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Escola, Jogos Populares

Resumo

Dentro da unidade temática, jogos e brincadeiras, na Educação Física escolar, inserem os Jogos Populares, que fazem parte da cultura popular. Esse estudo teve por objetivo investigar os significados que os Jogos Populares tiveram na vida escolar de universitários(as) durante as aulas de Educação Física ao longo da Educação Básica. O estudo foi caracterizado de forma qualitativa; foi aplicado um questionário online para universitários(as) da cidade de Montes Claros – Minas Gerais. Concluímos que a vivência e significados a respeito dos Jogos Populares resultaram de uma experiência tanto individual quanto coletiva, além de essa prática, quando inserida nas aulas, ter contribuído diretamente para o desenvolvimento integral dos alunos(as).

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Biografia do Autor

Saymon Dias Alves

Licenciado em Educação Física.

Carla Chagas Ramalho, UFRJ , UNIMONTES

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

Dias Alves , S., & Chagas Ramalho, C. (2022). JOGOS POPULARES E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - SIGNIFICADOS PARA OS(AS) UNIVERSITÁRIOS(AS) DE MONTES CLAROS - MG. Revista Ciranda, 6(02), 75–89. https://doi.org/10.46551/259498102022019

Edição

Seção

Artigos