BREVES REFLEXÕES SOBRE ABORDAGENS QUALITATIVA E QUANTI-QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46551/259498102025018Palavras-chave:
Educação; Qualitativo; Quantitativo; Pesquisa.Resumo
A ciência é complexo histórico-cultural, busca constantemente compreender e explicar o mundo de uma maneira crítica e evolutiva. Portanto, a ciência não oferece verdades absolutas, mas respostas confiáveis sujeitas a revisões contínuas. Na educação, as abordagens qualitativas e quanti-qualitativas são essenciais para a exploração da complexidade dos fenômenos educacionais. A pesquisa qualitativa utiliza métodos como entrevistas e observações para compreender interações humanas e dinâmicas em sala de aula, proporcionando um entendimento profundo e detalhado das práticas pedagógicas. A abordagem quanti-qualitativa, por sua vez, integra elementos qualitativos e quantitativos, combinando a riqueza descritiva da primeira com a precisão dos dados da segunda, permitindo uma compreensão mais abrangente dos problemas educacionais. Objetivo da pesquisa é a reflexão das abordagens qualitativas, quanti-qualitativas no âmbito educacional. A metodologia utilizada foi através de revisão bibliográfica de autores como Koche (2015), Minayo (2014), Creswell (2014). Portanto, as abordagens qualitativas e quanti-qualitativas, ao focar nas vivências subjetivas e contextos específicos, são fundamentais para o desenvolvimento de intervenções educacionais eficazes e sensíveis às necessidades dos alunos.
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