BREVES REFLEXÕES SOBRE ABORDAGENS QUALITATIVA E QUANTI-QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Wane Elayne Soares Eulálio UNIMONTES
  • Sthefany Santos UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102025018

Palavras-chave:

Educação; Qualitativo; Quantitativo; Pesquisa.

Resumo

A ciência é complexo histórico-cultural, busca constantemente compreender e explicar o mundo de uma maneira crítica e evolutiva. Portanto, a ciência não oferece verdades absolutas, mas respostas confiáveis sujeitas a revisões contínuas. Na educação, as abordagens qualitativas e quanti-qualitativas são essenciais para a exploração da complexidade dos fenômenos educacionais. A pesquisa qualitativa utiliza métodos como entrevistas e observações para compreender interações humanas e dinâmicas em sala de aula, proporcionando um entendimento profundo e detalhado das práticas pedagógicas. A abordagem quanti-qualitativa, por sua vez, integra elementos qualitativos e quantitativos, combinando a riqueza descritiva da primeira com a precisão dos dados da segunda, permitindo uma compreensão mais abrangente dos problemas educacionais. Objetivo da pesquisa é a reflexão das abordagens qualitativas, quanti-qualitativas no âmbito educacional. A metodologia utilizada foi através de revisão bibliográfica de autores como Koche (2015), Minayo (2014), Creswell (2014). Portanto, as abordagens qualitativas e quanti-qualitativas, ao focar nas vivências subjetivas e contextos específicos, são fundamentais para o desenvolvimento de intervenções educacionais eficazes e sensíveis às necessidades dos alunos.

Downloads

Biografia do Autor

Wane Elayne Soares Eulálio, UNIMONTES

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Linha: Gestão e Políticas Públicas Educacionais. Especialista em Metodologia Científica e Epistemologia da Pesquisa pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialista em Didática: O ensino e a pesquisa na Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialista Educação a Distância pela Universidade Estadual de Montes Claros. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1995). Gestora Escolar Municipal (CEMEI) Montes Claros/MG. Atualmente é professora de Educação Superior da Universidade Estadual de Montes Claros pelo Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais, CCH. Áreas de atuação: Didática; Educação Infantil, Fundamentos da Alfabetização, Letramento; Educação do Campo; Tecnologia Educacional; Letramento Digital e Virtual, Educação a Distância, Estágio Curricular Supervisionado; Formação de Professores, Trabalho docente. Professora de Didática da Pós-Graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Atuou como Coordenadora de Tutoria da UAB/UNIMONTES (2008/2019). Tutora de Pós- Graduação em Metodologia de Ensino UAB/UNIMONTES. Orientadora da Pós-Graduação em Educação do Campo UAB/UNIMONTES. Autora: Aquisição da Leitura e da Escrita. Diretrizes para o professor Formador UAB/Unimontes. Diretrizes para o Tutor UAB/UNIMONTES. Professora pesquisadora da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros: Projetos: Estudo sobre o processo de Letramento Virtual: da inclusão digital à formação virtual do docente. Situação de crianças cardiopatas em comunidades quilombolas. Desafios e obstáculos no acesso à saúde e ao ensino superior sob a perspectiva de indivíduos surdos. O impacto da produção científica gerado por bolsistas de produtividade em Pesquisas da área da Educação.(Interdisciplinar). Atua como membro da equipe do Programa Educar UNIMONTES, professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais. Observatório de Pesquisa TDIC e Internet da Universidade Estadual de Montes Claros. Atuou como membro efetivo representante da Sociedade Civil dos Conselhos Municipais de Assistência Social e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Montes Claros. Atual representante de direito do Fundo da Criança e do Adolescente na cidade de Montes Claros. Autora do Projeto de Inclusão para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Montes Claros MG.

Sthefany Santos, UNIMONTES

Graduanda em Geografia Licenciatura. Participante do Programa de Residência Pedagógica - RP. Participante do Programa Institucional de Bolsa Incentivo à Docência - PIBID. Aluna de Iniciação Científica tratando dos tema: Inclusão e gênero na Educação.

Referências

ALVES, Edvaldo Carvalho; AQUINO, Mirian Albuquerque. A pesquisa Qualitativa: origens, desenvolvimento e utilização nas dissertações do PPGCI/UFPB - 2008 a 2012.Inf. & Soc. Est. João Pessoa, v.22, p. 79-100, 2012.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa – métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; PLUYE, Pierre Pluye; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. CID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 4-24, set. 2017/fev. 2018.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica – teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 34.ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2.ed. São Paulo: Atlas,2009.

MINAYO M. C. de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29.ed. Petrópolis: Vozes, 2010. Cap. 1, p. 9-30. (Coleção Temas Sociais).

NÉRICI, Imídeo Giuseppe. Metodologia de Ensino: uma introdução. 21.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

Downloads

Publicado

2025-05-29

Como Citar

Elayne Soares Eulálio, W., & Santos, S. (2025). BREVES REFLEXÕES SOBRE ABORDAGENS QUALITATIVA E QUANTI-QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. Revista Ciranda, 9(01), 117–135. https://doi.org/10.46551/259498102025018

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.