Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-03-25. Leia a versão mais recente.

GRAMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Emílio de Souza Santos
  • Leensen Terezinha Pereira Perpetuo
  • Maria Fernanda Lacerda de Oliveira
  • Rita Gabriela Vieira
  • Valéria Daiane Soares Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102020007

Palavras-chave:

Ensino de gramática. Livro Didático. Língua portuguesa.

Resumo

Há uma preocupação cada vez mais latente sobre a forma como a Língua Portuguesa vem sendo abordada nas escolas de educação básica do Brasil, principalmente, em relação ao ensino de conteúdos gramaticais. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa relacionada à análise de conteúdos gramaticais em livros didáticos de Língua Portuguesa. Para tanto, constituiu-se como corpus da pesquisa os livros Linguagem, Criação e Interação, de Cássia Garcia de Souza e Márcia Paganini Cavéquia, publicado em 2002, e Português Linguagens, de Willian Cereja e Thereza Cochar, publicado em 2015, ambos direcionados ao 6º ano do Ensino Fundamental. Além do corpus, por tratar-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, foram utilizadas contribuições de autores que acenam para a abordagem gramatical no ensino de Língua Portuguesa, especialmente, Barbosa (2009) e Neves (2011). A partir da análise dos livros supramencionados, constatou-se que os materiais didáticos analisados propõem um estudo indutivo dos conteúdos gramaticais, a partir de textos, imagens e propagandas. Vale ressaltar, também, a importância de uma postura crítica do professor em relação à utilização do livro didático como guia de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAGNO, Marcos. Dramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Ed. Loyola, 2000.

BARBOSA, Afrânio Gonçalves. Saberes gramaticais na escola. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo (Orgs.). Ensino de gramática: descrição e uso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009. pp. 30-42

CEREJA, Willian Roberto; COCHAR, Thereza Magalhães. Português: linguagens, 6. 9. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2015.

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Avercamp, 2005.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2011. p.9-28

SOUZA, Cássia Leslie Garcia de; CAVÉQUIA, Márcia Paganini. Linguagem: criação e interação – 5ª série. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Versões

Como Citar

de Souza Santos, E., Terezinha Pereira Perpetuo, L., Fernanda Lacerda de Oliveira, M., Gabriela Vieira, R., & Daiane Soares Rodrigues, V. (2020). GRAMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Ciranda, 4(1), 81–94. https://doi.org/10.46551/259498102020007

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)