APRENDER FAZENDO: BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA (UNIMONTES)

Autores

  • Amanda Karolayne Rodrigues Silva
  • Letícia Gonçalves Silva Santos
  • Maria Heloisa Pinheiro Dias
  • Vitória Caroline Vidal
  • Rahyan de Carvalho Alves

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102020004

Palavras-chave:

Estágio. Geografia Escolar. Formação Docente.

Resumo

O Estágio Supervisionado visa aprimorar o ensino acadêmico para graduar profissionais da educação com excelência, proporcionando o desenvolvimento da teoria aliada à prática no ambiente escolar. O presente artigo tem por objetivo ressaltar a importância do estágio na formação docente e descrever as experiências vivenciadas, as atividades e os resultados obtidos de intervenções realizadas durante o estágio supervisionado em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, desenvolvidas nas escolas: Escola Municipal Professora Maria de Lourdes, Escola Estadual João de Deus e Escola Estadual Eloy Pereira, situadas em Montes Claros e em Francisco Sá, Minas Gerais, no ano de 2019. O caminho metodológico realizado consistiu em análise bibliográfica, observação crítica da estrutura física das escolas e regências em turmas do 6° e 7° anos com o desenvolvimento de atividades dinâmicas. Diante as experiências vivenciadas, considera-se que o estágio é um espaço de construção de saberes e conhecimentos da realidade escolar que propicia a troca de experiências entre o licenciando e o professor regente e orientador, articulação entre a teoria e a prática e a respectiva aplicação de metodologias e didáticas aprendidas no curso, aperfeiçoamento da desenvoltura na sala de aula e construção da identidade docente.

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Publicado

2020-03-25 — Atualizado em 2020-09-10

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Como Citar

Karolayne Rodrigues Silva, A., Gonçalves Silva Santos, L., Heloisa Pinheiro Dias, M., Caroline Vidal, V., & de Carvalho Alves, R. (2020). APRENDER FAZENDO: BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA (UNIMONTES). Revista Ciranda, 4(1), 54–66. https://doi.org/10.46551/259498102020004 (Original work published 25º de março de 2020)

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