TRABALHO DE CAMPO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA:

UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIMONTES.

Authors

DOI:

10.46551/259498102025014

Keywords:

Geografia. Trabalho de Campo. Ensino. Pesquisa. Unimontes.

Abstract

O objetivo deste trabalho é explorar as contribuições do trabalho de campo para a formação acadêmica dos estudantes de Geografia. Especificamente, pretende-se: (i) descrever a experiência vivenciada pelos acadêmicos do 8º período (2024) do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) na disciplina de Geografia do Norte de Minas; (ii) discutir os principais resultados obtidos e as aprendizagens alcançadas pelos estudantes; e (iii) refletir sobre as potencialidades do ensino de Geografia por meio do trabalho de campo. Como metodologia apresentou-se revisão bibliográfica, aplicação de recursos iconográficos e relatos de experiências.

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Author Biographies

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Montes Claros, Minas Gerais,

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - Minas Gerais). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Mestre e Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - com Estágio Docente na instituição). Têm experiências, especialmente, nas áreas: (i) Geografia Escolar - Ensino, Aprendizagem e metodologias socializadoras (com foco para as ativas), com discussões sobre prática de formação; docência; relação professor-aluno; ensino-pesquisa e a importância do Estágio Curricular Supervisionado na contemporaneidade; e (ii) Geografia Cultural - com discussões atreladas a Cidade, Imagem e Patrimônio e as categorias paisagem e lugar, através do exercício da etnogeografia e iconografia, sobre a perspectiva da Percepção Ambiental e da Fenomenologia. Foi diretor-acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor-chefe da Revista Científica (ISSN: 2236-9465) das Faculdades Prisma. Foi Coordenador-Geral da pasta de Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. Atualmente é Professor-pesquisador na UNIMONTES, com a disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface teórico-prático, campo escola-comunidade, com experiência em atividades de estágio e programas institucionais para formação de professores. Membro de grupos de ensino, pesquisa e extensão institucionais na UFMG (Grupo de Pesquisa TERRA & SOCIEDADE) e na UNIMONTES (Subcoordenador do projeto de pesquisa Biotemas) envolvendo trabalhos nos sub-ramos da geografia anteriormente mencionados, com apoio da CAPES e FAPEMIG. Editor-Chefe da Revista Cientifica Ciranda do Departamento de Estágios e Práticas Escolares (Unimontes - ISSN: 1982-0097). Participante de atividades do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em parceria com os Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMG, UFS e UFG. Coordenador do projeto de Extensão, na subárea de Geografia, do Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania da Unimontes, onde promove o planejamento, orientação e coordenação da articulação dos acadêmicos de Geografia frente a docência em atividade de ensino para alunos da rede pública atendidos pela Universidade. Professor da educação básica de ensino no Colégio Imaculada Conceição (experiência em atividade docente desde 2010 no ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-vestibular, Pré-concursos e Cursos Técnicos). Pareceristas das Revistas Científicas: Inter-espaço (UFMA - ISSN: 2446-6549); Cerrados (Unimontes - ISSN: 2448-2692); Panorâmica (UFMT - ISSN: 2238-9210), Mais Dados (UFU - ISSN: 23581301) e membro do corpo editorial da Editora Unimontes. Professor-pesquisador com vários artigos publicados em periódicos e anais de eventos; organizador e autor de livros; organizador de eventos acadêmicos de âmbito regional, nacional e internacional, participando de bancas e exercendo orientações de trabalho de conclusão de curso.

Luana Barbosa Durães , Unimontes

Mestranda em Geografia pela Unimontes.

Gabriela Amorim Macedo, Unimontes

MESTRANDA EM hEOGARFIA PELA UNIMONTES

Nalanda Cecilia Silva Vasconcelos, Unimontes

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros.

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Published

2025-04-30

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How to Cite

Alves, R. de C., Barbosa Durães , L., Amorim Macedo, G., & Cecilia Silva Vasconcelos, N. (2025). TRABALHO DE CAMPO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIMONTES. Revista Ciranda, 9(01), 49–66. https://doi.org/10.46551/259498102025014

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